Fontarcada


Quinto centro de convívio
do concelho abriu portas

A freguesia de Fontarcada acolhe, desde o dia 10 de Março, o quinto centro de convívio do concelho da Póvoa de Lanhoso, num projecto que une a Junta de Freguesia, paróquia e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A funcionar, na fase inicial, numa das salas do edifício da sede da Junta de Freguesia de Fontarcada, o Centro de Convívio daquela freguesia transita, dentro de pouco tempo, para o edifício da Residencial Paroquial.
O sonho que vinha acalentado os autarcas da freguesia tornou-se realidade, num dia em que se assinalou, também, os dez anos da inauguração do edifício da sede de Junta de Freguesia de Fontarcada.
Na sua intervenção, António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Fontarcada, frisou que o Centro de Convívio é um espaço a pensar nas pessoas da freguesia, um local de encontro e de são convívio e que permita o reforço dos laços de amizade e de outras aprendizagens.
Revelando que o novo Centro de Convívio vem consolidar a rede dos Centros de Convívio do concelho da Póvoa de Lanhoso, com Fontarcada a juntar-se às freguesias de Esperança, Friande, Vilela e S. João de Rei, Fátima Moreira, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal, destacou que um dos objectivos daquela resposta é o de dar melhor qualidade de vida aos mais velhos, onde aqueles usufruem de momentos de lazer, socialização e alegria.
Os números relativos aos idosos que vivem sozinhos ou em situação de isolamento foram também destacados pela vereadora da Acção Social que deixou uma saudação especial ao trabalho desenvolvido pela GNR, no âmbito do diagnóstico da terceira idade.
“É necessário termos estratégias de solidariedade intergeracional. É muito importante que nós, gerações mais jovens, estejamos atentos, estejamos alertas”, referiu a vereadora Fátima Moreira, que salientou a necessidade das políticas de proximidade, assim como da criação de redes de vizinhança.
A finalizar, Fátima Moreira enalteceu todos aqueles que continuam preocupados com as políticas de terceira idade, todos aqueles que no seu dia--a-dia contribuem para que os mais velhos tenham melhor qualidade de vida.
A cerimónia integrou, também, a assinatura de um protocolo, com vista à transferência, no futuro, das actividades do Centro de Convívio de Fontarcada para as instalações da Residência Paroquial. José Paulo Abreu, Deão do Cabido da Sé Primacial de Braga, e Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal procederam à assinatura do referido protocolo.
“O mais importante para nós é perceber que estas novas respostas são um efectivo contributo para o aumento da satisfação e do bem-estar dos nossos seniores”, referiu Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.