Lanhoso

ASSIS alarga apoio à deficiência

Num valor superior a 1,6 milhões de euros, a ASSIS - Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte, localizada na freguesia de Lanhoso, adjudicou a construção de um novo edifício de apoio à deficiência. O investimento é comparticipado em 75% pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano e em 5% pela Câmara Municipal da P. Lanhoso. O novo complexo contempla um lar residencial para 24 pessoas; uma residência autónoma para 5 pessoas; um Centro de Actividades Ocupacionais para 30 pessoas; e um Serviço de Apoio Domiciliário para pessoas com deficiência, também para 30 utentes.
“Estas respostas sociais vão permitir a integração/apoio de 89 cidadãos portadores de deficiência e o combate a situações de pobreza e de permanente risco de exclusão social. Por outro lado, este investimento vai contribuir para a criação de 48 postos de trabalho em diferentes áreas”, destaca a ASSIS, em nota de imprensa. “O contrato de adjudicação da empreitada e respectivo auto de consignação foram assinados na sexta-feira, na sede da ASSIS, na Póvoa de Lanhoso, pela direcção da instituição e pela empresa VILACELOS, S.A.”, dá a conhecer a ASSIS.
“O alargamento da sua capacidade de resposta deve-se ao número crescente de pedidos de pessoas sem retaguarda familiar e que requerem cuidados especializados. A obra estará concluída até finais de 2013”, revelam.
Neste momento, a ASSIS assegura duas respostas sociais: um lar residencial, com capacidade para 18 utentes, e uma residência autónoma, para cinco utentes. A funcionar desde Abril de 2010, a instituição acolhe pessoas com os mais variados tipos de deficiência, havendo vários casos de multideficiência e uma incidência da deficiência mental.