Festividades decorrem de 11 a 19 de Março


Prata da casa nas festas de S. José

Num programa em que a “prata da casa” está em destaque, as Festas de S. José têm o seu início neste domingo, dia 11 de Março, com a realização do Concurso de Pesca, promovido pela secção de pesca do Sport Clube Maria da Fonte, e prolongam-se até 19 de Março, dia de S. José e dia em que o concelho vive o seu feriado municipal.
Por estes dias, as festas concelhias são a montra privilegiada para dar a conhecer o que de melhor se faz nas Terras da Maria da Fonte, ao nível cultural, artístico, desportivo, gastronómico e de lazer.
Num programa que pauta pela contenção, a “prata da casa” está em destaque, no tocante à música, ao folclore e às várias actividades desportivas que ocorrem durante estes dias de festa.
“Apostamos, nestes momentos das festas, para divulgar e dar a conhecer aquilo que o concelho tem de melhor. As festas, à semelhança dos outros anos, aliam um programa de diversão mas, também, um programa de fé, um programa que permite a interioridade e a reflexão”, destacou Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na conferência de imprensa de apresentação do programa das festas.
Nestes dias, a vila fica engalanada para receber os visitantes que aqui se deslocam para acompanhar os vários momentos do programa das festas. Às ornamentações, juntam-se os divertimentos e os vendedores ambulantes, que dão brilho e um maior dinamismo à sede do concelho. Nos restaurantes locais, o “Cabrito à S. José” é umas das iguarias mais procurados pelos povoenses e por aqueles que visitam o concelho.
“Uma montra do que as associações locais vão fazendo ao longo do ano e que encontram, neste espaço do programa das festas, uma possibilidade para revelar aquilo que vão fazendo e desenvolvendo. Esta continua a ser a aposta da autarquia. A força motriz das associações locais continua a ser uma mais-valia que tentamos encontrar na organização e na preparação das festas de S. José”, frisou a responsável pela pasta da Cultura.
A dinâmica das associações locais foi também referida por Gabriela Fonseca, vereadora do Desporto da autarquia povoense, que enalteceu a colaboração e o empenho das mesmas para que as provas realizadas tornem o concelho como uma referência.