Câmara garantiu que evento continuará...


Festival de Teatro chegou ao fim

Gradim à Janela da Ausência”, da Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente, de Ovar, foi a produção vencedora do Festival Nacional de Teatro que, durante um mês, se desenrolou no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, arrecadando o prémio Ruy de Carvalho. De 3 de Fevereiro a 3 de Março, pelo palco da centenária sala de espectáculos povoense passaram nove produções nacionais, com o concelho povoense a assumir-se como o centro do teatro amador a nível nacional.
Para além de melhor produção, a peça “Gradim à Janela da Ausência” arrecadou, na noite de sábado, dia 3 de Março, os prémios referentes à Encenação (Manuel Ramos Costa) e Melhor Interpretação Masculina (Nuno Sobreira).
À Câmara Municipal e à Federação Nacional de Teatro juntou-se, este ano, a Fundação Inatel, que arrecadou o prémio Prestígio/Personalidade deste ano. A edição deste ano, a oitava, contou, pela primeira vez, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura.
“O dia em que me queres – Viagem pelo país da poesia”, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde; “Salvo-Conduto”, da Associação Sorriso do Atlântico, do Funchal; “O assassinato de Agra, Estória de Cordel”, do Circulo de Arte e Recreio, de Guimarães”; “A Hora Zero”, da Coop. Habitação Económica Nova Morada, de Oeiras; “Gradim à janela da Ausência”, da Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente”, de Ovar; “Pinóquio”, do Grupo de Animação e Teatro “Espelho Mágico”, de Setúbal; “O Dia Seguinte”, da Aguiarte, de Vila Nova de Gaia; “A Casa das Alba”, do GETAS Centro Cultural, do Sardoal; e “Bolingbrook”, do Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares, de Fafe, foram as produções que integraram a edição deste ano do Festival Nacional de Teatro.
Para além do Prémio Ruy de Carvalho, a produção vencedora, e fruto da parceria com a Fundação Inatel, tem a oportunidade de estrear no Teatro da Trindade, no Porto, contando com a colaboração de um encenador profissional.

Apesar dos cortes financeiros, autarquia mantém aposta no Concurso de Teatro
“A estratégia de organização deste Concurso Nacional de teatro, rentabilizando diferentes parceiros com reconhecido mérito e conhecimento nesta área, numa perspectiva de eficiência de recursos, que aliam organismos nacionais e uma Câmara de uma vila de pequena dimensão, fazem-nos acreditar que os grandes eventos culturais também podem acontecer com sucesso fora dos grandes centros urbanos”, frisou Fátima Moreira, na sessão de encerramento, destacando os momentos de excelente qualidade artística que decorreram ao longo dos últimos cinco fins-de-semana.
Destacando os grandes constrangimentos orçamentais e financeiros, a vereadora da Cultural salientou que a Câmara Municipal “tem feito um esforço para manter esta estratégia assente na promoção da cultura e da arte”.
As intervenções foram encerradas por Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Temos noção, mesmo em períodos de escassez financeira, que não devemos descuidar um milímetro que seja na componente educacional, onde a formação cívica e cultural tem uma importante fatia”, destacou a vice-presidente.
“Julgo que os povoenses podem, com orgulho, afirmar que a sua terra é um dos principais concelhos do país que se destaca pela positiva na promoção do teatro e na valorização da sua identidade cultural”, referiu Gabriela Fonseca.