Teatro - até 3 de Março


Theatro Club recebe Festival

Durante um mês, o Theatro Club assume-se como o centro do teatro amador. Iniciado a 3 de Fevereiro, o Festival Nacional de Teatro estende-se até ao dia 3 de Março.
Durante este período, sobem ao palco da ilustre sala de espectáculos povoense as melhores produções nacionais de teatro amador.
Na edição deste ano, à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e à Federação Portuguesa de Teatro Amador associa-se a Fundação Inatel, num evento que conta, também, e pela primeira vez, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura.
Uma das grandes novidades desta edição centra-se no prémio atribuído à melhor produção. Para além do Prémio Ruy de Carvalho, a melhor produção do concurso deste ano recebe um prémio atribuído pela Fundação Inatel, estreando no Teatro da Trindade, no Porto.
“Este é um concurso único no género no território nacional português, porque é um concurso de carácter competitivo que coloca num patamar de concorrência aquilo que de melhor se faz em Portugal ao nível do teatro não profissional”, considerou Fátima Moreira, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“A Póvoa de Lanhoso é já um palco privilegiado para a realização de eventos relacionados com o teatro e numa altura em que há grandes constrangimentos financeiros e que há algumas dificuldades em termos orçamentais, a Câmara Municipal não quis deixar de continuar a apostar na realização do Concurso Nacional de Teatro”, referiu Fátima Moreira, destacando que se trata de um es-forço que tenta dar continuidade de quase 10 anos e que se assume como uma prioridade cultural da Póvoa de Lanhoso.
Finalizando o conjunto de intervenções, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacou a importância do trabalho colectivo e das parcerias. Dando conta dos constrangimentos financeiros, o autarca defendeu que o concurso de teatro é para manter.
“A Póvoa de Lanhoso é palco de um festival amador que muito nos honra”, referiu ainda o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“O Assassinato de Agra, Estória de Cordel”, pelo Teatro de Ensaio Raul Brandão é a proposta para esta sexta-feira, dia 10 de Fevereiro. Para este sábado, dia 11, os interessados podem assistir a “A Hora Zero”, pelo Teatro Nova Morada. Todos os espectáculos têm início às 21h45.
Ao contrário das anteriores edições, em que a autarquia convidava um dos grupos presentes, as nove produções a concurso são, este ano, todas seleccionadas pela Fede-ração Portuguesa de Teatro, com critérios idênticos e com critérios que, de alguma forma, e segundo Fátima Moreira, tentam harmonizar todas as produções que sobem ao palco do Theatro Club.
Melhor produção – Prémio Ruy de Carvalho; Melhor Encenação; Melhor Interpretação Feminina; Melhor Interpretação Masculina; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Cenografia; e Prémio Orlando Worm para o Melhor Desenho de Luz são os prémios a concurso. Para além destes, tem lugar a entrega do Prémio Prestígio/Personalidade, visando distinguir uma personalidade, associação ou organização de reconhecido mérito, que passa a denominar-se Prémio Fundação Inatel.
Fruto da parceria com a Fundação Inatel, a produção vencedora sobe ao palco do Teatro da Trindade no Porto, recebendo o apoio financeiro do novo parceiro do Concurso Nacional de Teatro, “na produção do espectáculo e no cachet de um encenador profissional, como forma de trazer uma nova linguagem e uma nova visão e, à partida, um grau de exigência que, por vezes, as estruturas amadoras não têm”, como explicou Sérgio Mateus, da Fundação Inatel. A tudo isto, junta-se ainda a formação e o apoio, sempre que possível, na digressão do espectáculo vencedor.