S. Gens de Calvos


Porco bísaro foi rei à mesa

Do presunto aos enchidos, passando pelos rojões, a carne de porco é um dos alimentos presentes na mesa dos portugueses e uma das iguarias mais apreciadas na região minhota. Desde Maio de 2006 que a freguesia de S. Gens de Calvos, na Póvoa de Lanhoso, acolhe uma exploração, em modo biológico, do porco bísaro, uma raça autóctone que, em 1996, esteve à beira da extinção. No âmbito do projecto Biológic@, liderado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, e que envolveu um conjunto de parceiros internacionais, o Hotel Rural Maria da Fonte, em S. Gens de Calvos, iniciou a produção em modo biológico do porco bísaro.
Na tarde de sábado, dia 4 de Fevereiro, aquela unidade hoteleira promoveu a Festa do Porco Bísaro, num momento que contou com a degustação de produtos oriundos do porco bísaro, como os enchidos e o presunto; workshop; Show Cooking; e um jantar.
Migas de penca com salpicão e feijão frade; ratatui com barriguinhas de porco preto braseadas; ovos mexidos com presunto bísaro e cebola, aro-matizados com tomilho-limão; e rojões de porco bísaro com castanhas foram algumas das especialidades confeccionadas no Show Cooking, num momento em que os presentes tiveram oportunidade para aprender a confeccionar uma refeição com produtos de porco bísaro. À volta dos tachos e panelas, Cândido e João Mendes, do Hotel Ma-ria da Fonte, preparam as várias iguarias, com o delicioso aroma a abrir o apetite dos comensais. “Não há segredo na preparação. O segredo está na qualidade dos produtos. Só se consegue fazer um bom cozinhado com bons produtos”, assegurou João Mendes, que destacou que a excelente qualidade dos produtos de origem biológica, em especial, da carne de porco bísara produzida naquela unidade hoteleira.
Confeccionadas as várias iguarias, seguiu-se o jantar temático, em que o porco saro foi rei à mesa.