Centro Comunitário Vale do Cávado


Idosos cantaram as Janeiras

No âmbito do projecto “Animação Socioeducativa para Idosos”, o Centro Comunitário do Vale do Cávado, em Monsul, proporcionou, aos idosos das dez freguesias do baixo concelho, um conjunto diversificado de actividades por ocasião da época natalícia. As Janeiras encerraram as comemorações.
De entre as várias actividades realizadas, destaca-se a decoração do espaço que todos os dias os acolhe; a visita à Aldeia dos Presépios, em Garfe, um dos pontos altos das festividades natalícias; a Ceia de Natal, com as iguarias próprias da época; e o Cantar de Janeiras. “Foi com o objectivo de recordar o passado, que os antepassados culturalmente nos legaram, que este período das festividades terminou. As melodias do Canto das Janeiras, foram levadas ao concelho de Amares e Braga, a convite de duas instituições: o Centro Social e Paroquial de Crespos e a Santa Casa da Misericórdia de Amares”, revelam os responsáveis do Centro Comunitário do Vale do Cávado.
Desde Setembro que o projecto dirigido à população sénior do concelho funciona diariamente. Dar uma resposta mais eficaz na diminuição do isolamento dos idosos, levando-os a participar em várias iniciativas de cariz sociocultural, promovidas pela “Em Diálogo” é um dos objectivos do projecto que centra a sua acção no bem-estar dos mais velhos.