No passado dia 8 de Fevereiro


Presidência Aberta em Taíde

Dando seguimento ao périplo pelo concelho, no âmbito da iniciativa “Presidência Aberta”, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, acompanhado dos elementos do seu executivo, visitou a freguesia de Taíde, no passado dia 8 de Fevereiro.
A visita foi acompanhada por Sérgio Soares, presidente da Junta de Freguesia de Taíde, juntamente com juntamente com outros elementos dos órgãos autárquicos da freguesia.
“Estamos sempre do vosso lado. Quem não tem nada para dar, a melhor coisa que pode dar é estar presente”, expressou, de entre outras ideias, o Presidente da Câmara nesta Presidência Aberta em Taíde, conforme pode ler-se na nota de imprensa enviada pela autarquia povoense.
A Escola EB 2,3 de Taíde, a empresa Baptista & Soares, as obras de construções do edifício da sede de junta e o Centro Social e Paroquial de Taíde foram alguns dos locais visitados pela comitiva.
Depois da visita aos vários pontos da freguesia, seguiu-se a audiência pública com a população. O saneamento, o abastecimento de água, iluminação pública e pavimentações, foram alguns dos assuntos abordados. A construção o Centro Escolar de Taíde foi outro dos assuntos abordados.
No tocante a este ponto, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal revelou que “o projecto está aprovado, mas falta o financiamento”, admitindo ainda que a obra poderá não ser feita durante este mandato.
“Há promessas que fiz e que me vai ser difícil cumprir, porque me cortaram os meios”, salientou o autarca, a respeito da redução das transferências do Estado e das receitas próprias da autarquia. “Acima das obras estão as pessoas. A Acção Social e a Educação são áreas prioritárias e em que estamos a fazer apostas. Já somos referências no distrito”, apontou, no entanto, indicando ainda que o concelho está, em contraciclo, a conseguir criar postos de trabalho. “Foram aqui levantadas algumas questões importantes e algumas coisas só não serão feitas se não houver boa vontade”, concluiu o Presidente da Câmara, admitindo que “há coisas que será impossível fazer”. Desde 2006, a Câmara Municipal já investiu em Taíde cerca de um milhão e 700 mil euros.
De entre outras considerações, o Presidente da Junta, Sérgio Soares, também expressou preocupação, por exemplo, pela manutenção da extensão do Centro de Saúde em Taíde.