Centro Social de S. Gens de Calvos


Novas instalações para breve

A movimentação de terras já começou e está tudo a postos para, dentro em breve, o Centro Social de S. Gens de Calvos arrancar com a construção das novas instalações, um anseio há muito sentido pelos elementos da direcção da instituição, presidida, actualmente, pelo padre Albino Carneiro.
O projecto de arquitectura já está aprovado e, dentro de pouco tempo, a obra começa a ganhar forma. Ao longo destes últimos tempos, os colaboradores e amigos da instituição têm promovido iniciativas de angariação de fundos. O Cantar dos Reis foi a última iniciativa levada a cabo pela instituição.
Com a concretização das novas instalações, o Centro Social passará a dispor de Centro de Dia, com capacidade para 25 pessoas e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) terá capacidade para prestar apoio a 50 utentes. Actualmente, o SAD apoia 30 utentes.
“A missão do Centro Social da Paróquia de S. Gens de Calvos reforçada pela existência de uma procura e necessidades muito acentuadas de acompanhamento e prestação de cuidados de acção social à população idosa das freguesias circunvizinhas, potenciou um alargamento do âmbito de actuação da instituição, para lá das suas capa-cidades estruturais”, fundamentam os responsáveis da instituição.
A criação de novos postos de trabalho será uma realidade. Com o alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário e a criação do Centro de Dia, serão criados sete postos de trabalho, que se juntam aos oito já existentes.
Para a concretização da obra, o Centro Social da Paróquia de Calvos efectuou uma candidatura ao Programa de desenvolvimento Rural, o âmbito da Acção 3.2.2 – Serviços Básicos para a População Rural, para assim, dar continuidade à instituição, através de um equipamento de raiz, num terreno doado, próximo às actuais instalações. (...)