“Prove”: dia 19, na casa da botica

Câmara esclarece população

A auditório da Casa da Botica acolhe, no dia 19 de Janeiro, pelas 14h30, uma acção de sensibilização e esclarecimento sobre o “Prove”, um projecto de cooperação interterritorial.
Esta acção surge da preocupação do Município da Póvoa de Lanhoso em “ajudar a criar mecanismos de apoio à microeconomia, ao desenvolvimento rural e ao consumo de produtos locais e de qualidade”.
A iniciativa conta com o apoio e a colaboração da ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave) e intitula-se “Comercialização de Proximidade no Alto Cávado”.
A criação de escoamento para produtos agrícolas hortícolas (legumes) e frutícolas (frutos frescos e secos) produzidos no concelho por pequenos produtores locais é um dos objectivos do programa “Prove”, já implementado noutros municípios e entidades públicas.
“Irão participar representantes da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, como a Vereadora Fátima Moreira, da ATAHCA, como José Mota Alves, que falará sobre “A importância do PROVE para o Alto Cávado” e como Paulo Pereira que falará sobre “A metodologia PROVE”.
Haverá ainda um debate e uma merenda bio”, revela a autarquia em nota de imprensa.
O público-alvo desta acção vai desde pequenos produtores, produtores biológicos até potenciais produtores biológicos ou não, que pretendam criar uma mais-valia para o rendimento familiar, promovendo o uso sustentado dos recursos.
Abrange ainda os mais jovens, quer pela vertente empreendedora quer pela possível vertente consumidora”, adianta ainda a autarquia, frisando que a acção é desenvolvida pelo gabinete de apoio ao bioagricultor da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que presta esclarecimento técnico e apoio à agricultura biológica e de proximidade.