Hotel Rural Maria da Fonte, a 4 de fevereiro


Workshop e Show Cooking
promovem porco bísaro


Porco Bísaro – Um valor alimentar” é o tema do workshop a realizar no Hotel Rural Maria da Fonte, em S. Gens de Calvos, no dia 4 de Fevereiro.
A esta acção, iniciada pelas 17h45, que pretende fazer uma breve contextualização das vantagens do consumo de produtos biológicos para a saúde dos consumidores e da qualidade particular dos produtos do porco bísaro, segue-se um Show Cooking, em que os interessados poderão aprender a confeccionar uma refeição com produtos do porco bísaro, seguido de jantar, cuja inscrição é realizada junto do promotor da iniciativa.
A Câmara Municipal da Pó-voa de Lanhoso apoia, ao vel da divulgação do evento, a iniciativa de promoção do porco bísaro, raça autóctone, organizada por um produtor do concelho certificado para o modo de produção biológico.
No seguimento do projecto internacional Biologic@ (promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em conjunto com outros parceiros), aquela entidade - o Hotel Rural Maria da Fonte - foi o primeiro produtor do concelho povoense a aderir ao modo biológico de produção e à criação da raça porco bísaro em regime de ar livre. Esta acção contribui para demonstrar a aposta ganha da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na promoção da produção biológica.
Recorde-se que o Município da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do projecto Biologic@, executou um conjunto de acções para a valorização de produtos agrícolas autóctones no concelho, para a implementação de práticas agrícolas mais amigas do ambiente, para a criação de bolsa de terras para o combate à desertificação rural e para o apoio a jovens agricultores na área da agricultura biológica. Estes são apoios que continuam através do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor da Câmara Municipal, que colabora com o evento do dia 4 de Fevereiro, através do Workshop: “Porco Bísaro – Um valor alimentar”, fazendo uma breve contextualização das vantagens do consumo de produtos biológicos para a saúde dos consumidores e da qualidade particular dos produtos do porco bísaro.
O porco bísaro é uma das raças suínas autóctones portuguesas que, nos anos 90, se encontrou perto da extinção. Após a sua recuperação, hoje já existe maior número de animais reprodutores em Portugal. Na Póvoa de Lanhoso, a experiência pioneira foi desenvolvida com o Biologic@ e este produtor certificado organiza esta acção para promover e divulgar a qualidade excepcional dos produtos frescos (carne) e transformados do porco bísaro e para sensibilizar para o seu consumo. Neste momento, existem oito produtores biológicos de hortícolas, frutícolas, produção animal (suína e bovina) no concelho da Póvoa de Lanhoso e a qualidade dos seus produtos justifica a divulgação junto de potenciais consumidores. É neste sentido que esta acção permite uma degustação e um conhecimento mais próximo e intrínseco das qualidades de produtos do porco bísaro, em particular, e da produção biológica animal, em geral.