Projecto liderado pela ATAHCA


Prove para dinamizar a agricultura

Promover e Vender é o lema do PROVE, um projecto de comercialização de proximidade no Alto Cávado. O projecto, li-derado pela Atahca, foi apresentado, no dia 19 de Janeiro, na Casa da Botica e tem como parceiros, nas Terras da Maria da Fonte, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Associação de Turismo.
Criar redes de comercialização dos produtos locais é um dos objectivos do projecto, que pretende estabelecer uma ligação entre os produtores e os consumidores locais. Des-te modo, os produtores têm a garantia de escoamento dos produtos produzidos, com os consumidores a poderem adquirir produtos frescos e a melhores preços, uma vez que são eliminados os intermediários no processo de venda.
Valorizar e escolar os produtos da agricultura tradicional; criar alternativas de comercialização para os produtores agrícolas e viabilizar econo-micamente as explorações agrícolas de pequena dimensão são alguns dos objectivos do projecto PROVE.
Em termos concretos, os produtores distribuem-se por núcleos, com cada núcleo de produtores a abastecer, semanalmente, um grupo de consumidores, fornecendo, a cada um deles, um cabaz de produtos hortofrutícolas. Em cada semana, os consumidores escolhem, de um lista apresentada, os produtos que não pretendem no cabaz semanal, que serão entregues num dia previamente definido. Nesse dia, os produtores reúnem-se e organizam os cabazes de acordo com as encomendas dos seus clientes.
Na apresentação, e destacando as excelentes condições para a agricultura na Pó-voa de Lanhoso, concelho que possui jovens produtores, Mota Alves, da Atahca, frisou que “a agricultura não pode ser vista como uma actividade menor”.
Para Fátima Moreira, vereadora do Turismo da Câmara Municipal, o concelho possui condições de excelência para dinamizar projectos agrícolas.
“É preciso olharmos para estas estratégias de cooperação e abraçá-las com muito empenho para também ajudar esses que continuam neste árduo trabalho de acreditar que a agricultura pode ser uma forma de ganhar e de desenvolver este território”, destacou ainda a vereadora Fátima Moreira.