Fontarcada


Seniores cantaram os Reis

Cerca de 200 utentes das instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) do concelho participaram, na tarde de sexta-feira, dia 20 de Janeiro, no Encontro de Reis, numa actividade organizada pelo quarto ano consecutivo pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e que teve lugar na Casa de Trabalho de Fontarcada.
Pelo palco do auditório de Casa de Trabalho de Fontarcada passaram sete instituições concelhias. De voz afinada, os mais velhos mostraram que a idade não é barreira e cumpriram uma das tradições do seu tempo de juventude – o cantar dos Reis.
O evento reuniu todas as IPSS’s do concelho para cantar e encantar, numa tarde em que os mais velhos foram as estrelas.
A dificuldade de locomoção de alguns dos presentes não foi impeditivo para participarem na festa.
Com o apoio de canadianas, e até de cadeira de rodas, os mais velhos marcaram presença no palco, brindando os “companheiros de idade” com músicas alusivas aos Reis. Anfitriões do evento, os utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada foram os primeiros a subir ao palco, aos quais se seguiram os utentes da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, Centro Social de Taíde, Centro Social de Monsul e Centro Teresiano de Verim, ASSIS, Centro Social de Calvos e Centro Social de Serzedelo.
No final das actuações, brindadas com palmas pelos presentes, os responsáveis das instituições presentes receberam um certificado de participação. Depois dos Reis segue-se a Festa de Carnaval, a 20 de Fevereiro, numa iniciativa promovida pela autarquia povoense e destinada aos utentes das IPSS’s do concelho.