Comissão de melhoramentos de Santo Emilião


Eleitos novos órgãos sociais

Manuel Neves é o novo presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião para o triénio 2012 a 2014. Os novos órgãos sociais foram empossados numa cerimónia realizada no dia 14 de Janeiro. O novo presidente sucede no cargo a Ana Maria Leite.
No momento de tomada de posse, Manuel Neves, dirigindo-se aos representantes do poder político local e concelhio, assumiu que conta com ambos para a realização de novos projectos na instituição. A nova direcção garantiu o amor à causa social, razão essa que levou, em 1982, à criação da Comissão de Melhoramentos, que completa 30 anos a 2 de Julho.
No seu discurso, Manuel Neves deixou uma palavra de apreço às anteriores direcções, em especial à última direcção, presidida por Ana Maria Leite, reconhecendo, publicamente, o seu trabalho, a sua competência e dedicação à causa social.
Garantindo que a nova direcção tudo fará para que todos os utentes, das valências de infância e sénior, sejam tratados com carinho e dignidade, assumiu que o maior activo daquela instituição são os funcionários, esperando dos mesmos todo o profissionalismo e dedicação. A tudo isto, a nova direcção prometeu uma gestão rigorosa para que a subsistência da mesma se prolongue por muitos anos.
Alfredo Rodrigues Martins, Amaro Marques Salgado, António Vale da Silva, David Guimarães de Macedo, Fernando Manuel Lopes, José Gomes do Vale, José Leite, José Luís Amorim Aguiar, José da Silva Fernandes, Maria Paulo Casalta, Maria Teresa Rodrigues Vilas Boas Xavier Ferreira e Paulino Cardoso de Oliveira foram os seus ilustres fundadores desta instituição que se prepara para comemorar 30 anos e que se assume como uma referência no concelho e no distrito.

Transparência e diálogo
Foram razões pessoais que levaram, há seis anos atrás, Manuel Neves a abandonar a direcção da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, instituição onde desempenhava o cargo de tesoureiro. Mesmo sem desempenhar funções directivas, o novo presidente da direcção sempre manteve um contacto permanente com aquela instituição particular de solidariedade social. Volvidos seis anos, Manuel Neves regressa à vida directiva, desta feita como presidente.
À margem da cerimónia de tomada de posse, Manuel Neves assume que a transparência, o rigor e o diálogo são as bases para um trabalho profícuo em prol de todos os utentes e colaboradores da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião
A todos aqueles que o acompanham nesta caminhada de três anos, no elenco directivo e restantes órgãos sociais, Manuel Neves deixa uma palavra de agradecimento pois, só com a ajuda de todos, é possível concretizar os objectivos a que se propõem.
“Foi uma direcção fantástica e deram o seu melhor”, refere o novo presidente em relação à anterior direcção presidida por Ana Maria Leite.
A todos, Manuel Neves promete dar o seu melhor em prol da instituição, contribuindo para o bem-estar de todos utentes e colaboradores. O apoio domiciliário poderá ser o próximo projecto a colocar no terreno, dando seguimento a um projecto previsto pela anterior direcção.
Aos 140 utentes nas valências de infância – creche, prolongamento de jardim e ATL, juntam-se 12 utentes no Centro de Dia e 9 utentes no Lar de Idosos. As valências seniores têm muita procura e a instituição tem utentes em lista de espera para o Lar de Idosos, assim como para o Centro de Dia.
Na infância, os mais peque-nos trabalham, neste ano lectivo, os valores sociais. De entre as várias iniciativas que marcam o calendário escolar, a festa de Natal e o Carnaval são duas das actividades mais marcantes. Aproveitando o meio rural onde a instituição se insere, os mais pequenos contactam, ao longo do ano, com actividades como as vindimas e as desfolhadas.
No âmbito do tema deste ano – Valores Sociais, está prevista uma visita à Casa de Trabalho de Fontarcada. Todos os anos, em Outubro, a instituição procede à recolha de roupas e brinquedos a fim de ajudar as famílias carenciadas, assim como outras instituições do concelho.