Apoio da Câmara da Póvoa de Lanhoso


Bolsas de estudo para 53 alunos

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso atribui, no dia 16 de Janeiro, 53 bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior. Neste ano lectivo, a autarquia investiu mais de 37 mil euros nas bolsas de estudo, que contemplam 41 alunos do ensino superior e 12 do secundário
Os cheques foram entregues, aos alunos bolseiros ou seus representantes, por Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal e vereadora da Educação.
“Tendo a Câmara Municipal cada vez menos receitas, também tem menos dinheiro para aquilo que é essencial e nomeadamente para as Bolsas, pelo que temos que adaptar as estratégias à nova realidade. Para não diminuir ao número de Bolsas a atribuir, fizemos um reajuste no valor de cada uma”, explicou a responsável autárquica.

Menos dinheiro mas mais jovens apoiados
De acordo com a Câmara Municipal, os alunos do Ensino Secundário ficam a receber 30 euros; os do Ensino Superior a estudar fora do distrito, passam a receber 100 euros e os que estudam no próprio distrito receberão 60 euros mensais.
“Diminuímos o montante de cada bolsa e, desta forma, podemos atribuir mais 12 Bolsas, beneficiando assim mais 12 famílias, porque o objectivo desta Bolsa não é, com certeza, pagar os estudos, mas é uma pequena ajuda. O regulamento permite que, em cada ano, possamos definir o montante e foi isso que fizemos para não prejudicar ninguém e beneficiar ainda mais pessoas, atendendo à situação em que o país e toda a gente se encontra”, salientou aquela responsável.

Voluntariado
Outra das novidades é de que os beneficiários serão chamados a participar em programas de voluntariado. “Quem beneficia de algum apoio prestado pela Câmara Municipal, como as Bolsas de Estudo ou os subsídios às rendas, por exemplo, deve dar alguma coisa de si à comunidade, pelo que é natural que os beneficiários depois sejam contactados pelo Banco de Voluntariado para, dentro da sua disponibilidade e apetência, possam também dar algo deles. O que se pretende não custa nada e é uma forma de beneficiar também outras pessoas”, expressou.