Presidência Aberta

Serzedelo em análise

A freguesia de Serzedelo foi a terceira a receber a Presidência Aberta, que o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel José Baptista, está a realizar pelo concelho. Esta visita, que decorreu no dia 21 de Novembro, iniciou na sede de Junta de Freguesia para uma reunião de trabalho. Manuel Baptista esteve acompanhado da vereadora Gabriela Fonseca e do vereador Armando Fernandes, assim como do seu chefe de gabinete, Bruno Fernandes, e do seu adjunto, Avelino Silva. O presidente da Junta de Freguesia de Serzedelo, Álvaro Vieira, e elementos do seu executivo e da Assembleia de Freguesia também estiveram presentes. Durante este encontro, os autarcas apresentaram as suas visões sobre a conjuntura actual e sobre o que deve ser prioridade ao nível do concelho e ao nível da freguesia.
Durante a referida reunião de trabalho, foram abordados assuntos como o da realização de um caminho agrícola em Serzedelo, com comparticipação financeira comunitária, como o da sede de Junta ou o da Capela Mortuária, de entre outras questões.
Manuel Baptista sublinhou a redução das transferências do Estado para a autarquia, referindo que perdeu cerca de dois milhões e 800 mil euros; destacou o agravamento desta situação, nos últimos anos, e considerou que há que, mais do que nunca, estabelecer prioridades. “Todos nós gostamos de fazer obras, mas, neste momento, as nossas restrições são maiores. A situação de 2010 e 2011 é diferente da dos anos anteriores”, explicou. Por outro lado, Manuel Baptista apontou como sendo uma “boa notícia” a possibilidade de as taxas de financiamento comunitário subirem para os 95 por cento, o que poderá ser importante para projectos da autarquia.
Desde 2006, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já investiu em Serzedelo cerca de um milhão e cem mil euros.
Esta Presidência Aberta prosseguiu com uma visita ao recém-inaugurado Lar João Paulo II, construído no âmbito do PARES e que recebeu uma comparticipação da Câmara Municipal no valor de 140 mil euros.