Oportunidades

Psicoterapia Social e Comunitária

Já está disponível na ‘Oportunidades’ – Associação Portuguesa de Prevenção e Apoio à Saúde Mental, localizada na Póvoa de Lanhoso, o serviço de Psicoterapia Social e Comunitária. “Na sociedade actual e respectiva conjuntura económica/social, reverter a ausência de saúde mental em conceito de igualdade tem sido um longo trabalho do qual importa não esmorecer.
No campo da saúde mental e de cidadania, vários são os desafios que se podem apontar às Organizações do Terceiro Sector (sem fins lucrativas) com responsabilidade social específica. A valorização traduzida em acréscimo de cidadania dos utentes portadores de doença mental é, sabe-se hoje um proveito de que a sociedade é directamente beneficiária e, por isso também, se impõe um padrão exigente de cidadania no âmbito da saúde mental”, destaca a “Oportunidades”.
O novo serviço, já disponível, assenta nos imperativos dos valores da inclusão social, através da intervenção no campo da saúde mental, contexto social, reabilitação psicossocial e comunitária.
Desde a sua criação, a “Oportunidades” assegura à população concelhia e supraconcelhia, o acesso a serviços habilitados a promover a saúde mental das populações, prestando cuidados de saúde e facilitando a reintegração e a recuperação das pessoas portadores de doença mental.