Garfe


Capelas antigas
e modernas em livro

A abertura da “Aldeia dos Presépios”, no passado domingo, ficou marcada pelo lançamento do livro “Capelas de Garfe – As Antigas e as Modernas”, da autoria do padre Luís Peixoto Fernandes.
A apresentação da obra, composta por cerca de 50 páginas, esteve a cargo do jornalista e escritor José Abílio Coelho. No decurso da apresentação da obra, José Abílio Coelho vincou que “o tempo de um livro não passa tanto pelo que dele se diz mas pelo que ele nos diz”.
“Lê-lo, entendê-lo, valorizá-lo por aquilo que ele nos trouxe à luz do nosso saber sempre pequeno e pobre é a melhor das homenagens a quem passou meses, às vezes anos, a pesquisar, a escrever, ou a reescrever, a corrigir aquilo que as páginas do livro encerram e tantas vezes se lê num par de horas”, considerou José Abílio Coelho.
“Pequeno em tamanho mas enorme em conteúdo”, referiu ainda o jornalista José Abílio Coelho.

livro marca história

“Por toda a informação que nos deixa, por todos os nomes que invoca, fazendo com que ressaltem do esquecimento aqueles que em séculos já distantes deram muito de si e do que tinham para que Garfe possuísse os seus lugares de devoção, pela memória que ressuscita dos homens e mulheres desse tempo e deste tempo em que vivemos ou porque resguarda do esquecimento quanto aos vindouros, este livro marca definitivamente a história desta freguesia e, porque não dizê-lo, da história deste concelho da Póvoa de Lanhoso”, referiu ainda o apresentador da obra.
Quanto à obra, o padre Luís Peixoto Fernandes salientou que se trata de um “trabalho pequenino mas muito cuidado e fundamentado sobre as capelas de Garfe.” “Penso que é um trabalho histórico, cultural e, naturalmente, religioso”, considerou ainda o sacerdote. Para além de dar a conhecer as antigas e as modernas capelas, o sacerdote considerou que a obra é um “importante contributo para desfazer algumas dúvidas que, porventura, alguém tenha sobre os limites da freguesia e do concelho”.