Garfe recebe visitantes de vários pontos do país


Pároco satisfeito
com a qualidade dos presépios

São maravilhosos. Temos presépios que são melhores que em anos anteriores. Todos os anos temos vindo a melhorar. Nunca diminuímos em quantidade. Há dez anos eram sete, hoje são quinze e são cada vez mais belos, como podem comprovar”, disse o padre Luís Peixoto Fernandes, à margem da cerimónia de inauguração.
“Temos muita gente de vários pontos do país que passam por aqui, como Elvas e Évora, e já recebemos solicitações de Espanha”, recorda o padre Luís Fernandes, vincando que no dia anterior à inauguração a freguesia recebeu algumas excursões.
Para os próximos anos, o sacerdote reiterou o desejo de aumentar o número de presépios. A sede de Junta de Freguesia poderá ser a instituição a construir um presépio no próximo ano.

Feira dos Produtos Regionais
atrai visitantes

Aos sábados e domingos, a “Aldeia dos Presépios” é abrilhantada pela feira dos produtos regionais. A Feira da “Aldeia dos Presépios” pode ser visitada aos sábados, das 14h30 às 23 horas e aos domingos, das 14h30 às 18 horas.
Flores, cestaria, produtos hortícolas, mel, compotas, broa, objectos em madeira, bolos, velas, tapetes e bijutarias são alguns dos produtos que ali podem ser adquiridos.
A Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso é uma das entidades que marca presença na feira. Promover os produtos do concelho é um dos objectivos da presença. Ali, os visitantes podem adquirir, entre outros, peças de filigrana, comportas e vinhos.
Composta, maioritariamente por vendedores da freguesia, a feira dos produtos regionais é visitada por muitos dos que ali se deslocam para apreciar os presépios construídos pelos habitantes da freguesia. Na banca do Centro Social de Garfe, os visitantes podem encontrar compotas e pequenos presépios construídos pelos utentes da instituição. Queijadas de coco, de amêndoa e feijão, folhados de ovos moles com amêndoa, filhoses, rabanadas e sonhos foram algumas das iguarias preparadas por Alda Gonçalves, moradora de Garfe. Mais uma vez, marca presença na feira da “Aldeia dos Presépios” com os produtos caseiros. Outra das moradoras presentes na feira foi Aida Machado. Na sua banca, os visitantes puderam adquirir mel, hortaliças, alfaces, broa, feijão, chouriço e água-pé.
“Está a correr muito bem. Adoro esta feira”, revelou Aida Machado, satisfeita com o negócio no dia de inauguração.