Garfe


Presépios de encantar
Até ao dia 8 de Janeiro, a freguesia de Garfe transforma-se na “Aldeia dos Presépios”. Espalhados pelos vários lugares da freguesia, os 15 presépios colocam Garfe num dos pontos de passagem obrigatória na época natalícia.
Do concelho da Póvoa de Lanhoso, dos concelhos vizinhos e de vários pontos do país, a freguesia de Garfe recebe milhares de visitantes que ali se deslocam para apreciar os presépios construídos pelos habitantes da freguesia.
A abertura da “Aldeia dos Presépios”, na tarde de do-mingo, dia 11 de Dezembro, ficou marcada pela inauguração do monumento que assinala a 10.ª edição dos Presépios de Garfe, numa ocasião em que aquela freguesia recebeu a visita de uma comitiva vinda da localidade francesa de La Fare Les Oliveira, vila com a qual a freguesia de Garfe se encontra geminada.
Por ocasião da inauguração do monumento – um presépio com as principais figuras do presépio, construídas por Fernando Vieira, habitante da freguesia, o padre Luís Peixoto Fernandes, pároco de Garfe, referiu que aquele marco “ficará para sempre a perpetuar os dez anos dos presépios de Garfe”, numa homenagem a todos aqueles que trabalham nos vários presépios ao longo dos dez anos, bem como a todos quantos colaboraram, nomeadamente a Junta de Freguesia de Garfe e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O momento foi também aproveitado, com o descerrar de uma placa, para “homenagear a terra amiga e irmã” de La Fare Les Oliviers. Para além de todos os agradecimentos, o padre Luís Fernandes recordou que, “por esta altura, a freguesia de Garfe transforma-se num grande presépio, um presépio cheio de encanto e beleza”.
Depois da cerimónia de inauguração, seguiu-se a visita aos quinze presépios, assim como à Feira da “Aldeia dos Presépios”.
O Presépio da Devesa foi o primeiro a receber a celebração da eucaristia. O momento da inauguração daquele presépio contou com uma surpresa, com os habitantes a substituir, naquela ocasião, algumas das figuras que integram o presépio. A Sílvia, a bebé Margarida e o Eusébio, assumiram as figuras centrais do presépio, representando Maria, o Menino Jesus e S. José.
Igreja, Centro Social, Gondiães, Pena, Comenda, S. Pedro, S. Roque, Escola EB 1/JI, Rancho, Salgueiros, Costa, Quintã, Cilindro, Devesa e Carvalhinho são os quinze presépios desta edição de 2011.
De ano para ano, os habitantes de Garfe incutem cada vez mais qualidade às várias construções, deliciando todos aqueles que se deslocam àquela freguesia para apreciar os vários presépios.