No passado dia 2 de dezembro


Professor José Bento da Silva homenageado
No dia 2 de Dezembro, o professor José Bento da Silva disse adeus aos bancos de escola, terminando a sua carreira como docente. Uma aula, sobre a toponímia povoense, marcou o ponto final na carreira do docente que contou com uma distinta plateia, constituída pelos docentes e responsáveis da Escola Secundária da P. Lanhoso.
O momento foi aproveitado pelo Conselho Pedagógico da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso para prestar um voto de louvor ao professor José Bento da Silva que, durante 17 anos, leccionou naquele estabelecimento de ensino.
O acto, considerado como de inteira justiça, reconheceu a dedicação e o empenho de José Bento da Silva nos 17 anos em que esteve ligado à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
A diligente coordenação pedagógica do grupo de Português; a atenta e humanizadora missão como director de turma; a competente e empenhada acção pedagógica em prol do ensino e da língua e literatura portuguesa; a esmerada entrega ao projecto do jornal “Preto no Branco”; a extraordinária entrega à causa da educação e a grandiosidade do seu carácter foram destacados pelo Conselho Pedagógico, no momento de leitura do Voto de Louvor.
“Será sempre um modelo, um exemplo para todos que com ele privaram”, referiu a professora Rosa Sousa.
Depois da “aula” sobre toponímia, José Bento da Silva foi presenteado com a obra “As Ruas do Porto” de Luís Miguel Queirós, assim como os Lusíadas.
“Eu amei muito a minha escola. A minha escola é toda a gente que lhe dá vida: os alunos, os professores e os funcionários. A escola do meu coração foi a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Mas nunca fui um professor à medida do amor que tive à minha escola. Mas tentei sempre fazer o melhor e ser um profissional á altura dos meus colegas e dos alunos que me foram confiados”, foi a mensagem deixada pelo professor José Bento da Silva.