Comenius

EPAVE visitou a Turquia

No âmbito do projecto Comenius, um grupo composto por três colaboradores e três formandos da Epave - Escola Profissional do Alto Ave, da Póvoa de Lanhoso, visitaram, na semana de 22 a 29 de Outubro, a cidade de Kahramanmaras na Turquia.
“Esta visita foi promovida pelo Programa Europeu Aprendizagem ao Longo da Vida que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação escolar através da promoção de diversos tipos de actividades de cooperação e de mobilidade com outros países da Europa”, revela a EPAVE, em nota de imprensa.
Assim, a EPAVE em parceria conjunta com as escolas de outros países europeus - Polónia, Turquia, Itália e Grécia, proporcionou aos seus formandos o desenvolvimento de conhecimentos e sensibilização sobre os “Direitos Humanos”, “Ambiente”, “Voluntariado” e “Preservação da Cultura”, tendo os 5 países envolvidos desenvolvido um projecto cujo tema “3R” – Heritage: Rights, Respects and Responsabilities” contempla aquelas questões. Este programa compreende, também, visitas alterna-das entre os parceiros, de forma a que cada um possa conhecer e dar a conhecer as suas gentes, região, escola/ensino, cultura, etc. É neste contexto que a equipa da EPAVE fez a sua 2ª visita, desta vez à Turquia e no futuro próximo à Grécia e à Itália.
Este intercâmbio vai permitir aos formandos e respectivos colabora-dores, a oportunidade de conhecer e dar a conhecer todos os países europeus envolvidos, promovendo a sensibilização e respeito intercultural, contactando com outras gentes e suas culturas, conhecendo as suas diferenças e aprender a respeita-las e a enriquecerem-se com elas.
Numa Europa Unida, apesar das diferenças, todos têm em comum a cidadania europeia, a tomada de consciência de “ser cidadão europeu”, sendo a par de todos os outros, um dos objectivos que se pretende alcançar com programas como este.