Iniciativa do Ano Europeu do Voluntariado


Escuteiros envolvidos nas 48 horas

A construção de uma cabana em madeira para um invisual, que integra a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, foi o projecto desenvolvido pelos escuteiros do Agrupamento de Nossa Senhora do Amparo e do Agrupamento de S. João de Rei, no âmbito das 48 horas do Voluntariado, uma das iniciativas do Projecto de Celebração do CNE para Ano Europeu do Voluntariado.
“Este invisual necessita deste espaço para a realização de alguns trabalhos manuais em resina e cola. Os objectos são todos construídos por ele, desde a realização do molde até à pintura. A casa onde habitava tinha uma garagem onde executava estes trabalhos mas a casa para onde vem não tem garagem mas tem um quintal onde nos permitem a construção desta barraca, que é essencial para o bem-estar do invisual”, revela Clarisse Matos, Coordenadora de Núcleo da Póvoa de Lanhoso para as 48h de Voluntariado e vice presidente da AADVDB.
Sensibilizar os jovens para a importância do espírito de serviço e da solidariedade são os objectivos do projecto.
A construção da cabana em madeira decorreu na freguesia de Galegos, local para onde vem habituar o invisual. O projecto teve o seu início no dia 12 de Novembro, com os escuteiros a construir um muro de suporte, pavimentando, também, o espaço onde foi erguida a cabana.
No passado dia 26 de Novembro, os escuteiros procederam à colocação da estrutura em madeira.
“O objectivo deste projecto será o de dar oportunidade dos invisuais serem activos, mostrarem que são capazes de fazer algo em que são bons”, refere ainda Clarisse Matos, coordenadora do projecto.