Dia de Todos os Santos


Romagem aos cemitérios

O dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, e um dos feriados com especial importância no calendário religioso, ficou marcado pela romagem aos cemitérios, com os familiares a visitarem os seus entes queridos.
Apesar de ser um dia destinado a celebrar todos os santos da Igreja Católica, o Dia de Todos os Santos confunde-se com o Dia dos Fiéis Defuntos, celebrado no dia 2 de Novembro. A força da tradição impera. Neste dia, ornamentam-se as sepulturas, colocam-se flores e velas e os familiares visitam os entes queridos na sua última morada.
Neste dia, a saudade aperta e paira no coração de familiares amigos, que recordam os seus entes queridos desaparecidos da vida terrena. Aos crisântemos, flor característica desta celebração, juntam-se, agora, um sem número de outras flores. Os arranjos florais colocados nas várias sepulturas dão um colorido diferente aos campos santos.
Familiares e amigos deslocam-se de outros pontos do concelho e do país para visitar a última morada dos seus entes queridos. É hora de recordar todos aqueles que já partiram e é hora de reencontrar amigos e familiares. Os cemitérios assumem-se, neste dia, como um ponto de reencontro de familiares e amigos.
Os sacerdotes, acompanhados pelos fiéis, partem em romagem, desde a Igreja Paroquial até ao campo santo, num momento de oração, em que se reza pela alma de todos aqueles que nos são queridos.