Mês de Outubro no Rotary

Homenagem ao Profissional

Vítor Peixoto, proprietário do Restaurante Vítor, em S. João de Rei, foi o profissional homenageado pelo Rotary Club da Póvoa de Lanhoso. No universo rotário, o mês de Outubro corresponde ao “Mês do Profissional”, com cada um dos clubes rotários a prestar homenagem a um dos elementos da comunidade.
O jantar festivo de homenagem ao profissional decorreu no dia 25 de Outubro, no Hotel Rural Maria da Fonte, em S. Gens de Calvos, e contou com a presença de elementos do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, do Rotary Club da Guimarães, assim como de familiares do homenageado.
“Por decisão dos membros do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso decidimos, este ano, homenagear uma pessoa que, pelas suas virtudes pessoais mas, sobretudo, pela sua postura enquanto profissional na sua área nos mereceu essa distinção e essa referência”, disse António Lourenço, presidente do Club Rotário povoense, referindo-se a Vítor Peixoto, o homenageado da noite.
Luís Vicente, médico, e elemento do clube rotário, ficou responsável pela apresentação do profissional homenageado, Vítor Peixoto.
“Falar do sr. Vítor Peixoto não é fácil porque, antes de mais, trata-se de falar de um amigo e a amizade não se explica, sente-se”, iniciou Luís Vicente, deixando, também, algumas notas biográficas sobre o homenageado.
Nascido a 23 de Setembro de 1937, em S. João de Rei, Vítor Peixoto começou a trabalhar aos 13 anos, na então taberna e mercearia onde, actualmente, se situam algumas salas do seu restaurante. Em 1971, e com a anuência de seus pais, mudou o ramo da sua actividade e abriu o “Restaurante Vítor”, por onde têm passado as mais diversas individualidades.
Para além da sua dedicação à restauração, Vítor Peixoto desempenhou funções autárquicas, de 1978 a 2001, e é sócio fundador da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso, sendo, actualmente, vice-presidente daquela instituição.
“É um privilégio para o Rotary poder homenagear uma pessoa com o seu perfil, o seu historial e com o legado construído que a sua família dará continuidade. Foi uma escolha, este ano, muito fácil. Houve uma proposta que foi agarrada por todos os companheiros com muita satisfação”, referiu o presidente do Rotary Club, depois da leitura do currículo e da história de vida de Vítor Peixoto. Em nome de todos os elementos do Rotary, António Lourenço entregou uma lembrança ao homenageado da noite festiva.