As mais dinâmicas dependem da autarquia


“Lamentavelmente assiste-se
a uma fraca actividade e iniciativa
do movimento
associativo”


MF - Que balanço faz destes anos como responsável do Pelouro da Educação, Desporto e Juventude?
GF - Apesar do momento difícil que atravessamos hoje, no país e no mundo, e da preocupação com os povoenses, julgo que o balanço é francamente positivo. Muito foi feito, mas ainda há, naturalmente, caminho a percorrer, barreiras a derrubar e assimetrias a resolver. A nível da educação julgo que já referi o principal, com excepção dos custos anuais com a educação. Com os transportes das EB 2,3, ensino secundário e transportes especiais (crianças com Necessidades Educativas Especiais) gastámos 438 mil euros, a que acresce o custo com o transporte dos alunos do 1º ciclo e pré-escolar no valor de 130 mil euros (inclui os protocolos com as juntas de freguesia e com o transporte para o centro escolar do Cávado). Num total de 568 mil euros, apenas recebemos do poder central 127 mil euros. Em refeições (1º ciclo e pré-escolar) e prolongamentos de horário (pré-escolar), o município disponibiliza 405 mil euros. Em bolsas de estudo, manuais escolares, prémios de mérito escolar e subsídios aos agrupamentos de escolas gastámos 95 mil euros, não incluindo outros gastos e apoios que anualmente vão sendo dados. As Actividades de Enriquecimento Curricular dão um prejuízo financeiro às autarquias que, no nosso caso, foi superior a 26 mil euros. Ou seja, o orçamento da educação é superior a um milhão de euros.
A nível do Desporto temos privilegiado as associações e os clubes locais com recurso às instalações desportivas existentes, valorizando a formação que é efectuada pelos mesmos. Gostaria de destacar o trabalho que vindo a ser realizado na piscina municipal com a criação de uma equipa municipal de pré-competição, e com o aumento do número de utilizadores que, num período de 10 anos, atingiu o seu máximo, no último ano.
Estamos a legalizar a pista de pesca desportiva, em Santo Emilião, por forma a poder acolher vários concursos. Repovoámos com trutas vários ribeiros – Ponte Pereiros, Ribeiro de Vides e Pontido.
A nível de provas desportivas realizadas pelo município com o apoio dos povoenses e das associações locais, apesar de diversificadas (Rallye Torrié, provas de TT, de enduro, de BTT, de atletismo, de ciclismo, de basquetebol, de andebol, de futebol, de pesca, entre outras), poderíamos ter feito mais, mas o peso dos subsídios e outros apoios às associações desportivas no orçamento da Câmara é significativo, o que condiciona a realização ou o acolhimento de mais provas desportivas. As colectividades que apresentam maior dinamismo têm uma forte dependência da autarquia. Em contrapartida, assiste-se, lamentavelmente, a uma fraca actividade e iniciativa do movimento associativo, apesar dos esforços encetados.
No pelouro da Juventude também se tem trabalhado bem, a começar pela construção do Espaço Jovem e sua dinamização, com uma programação regular e diversificada. Lançámos o cartão jovem municipal, o programa Férias Activas, para ocupar os jovens com actividades durante as interrupções lectivas. Alargámos o programa Juventude em Movimento a todo o ano, o que permite aos jovens adquirirem novas competências, terem um primeiro contacto com o mundo do trabalho e receberem uma compensação financeira.
Temos privilegiado sempre os povoenses e a sua participação e temos dado a oportunidade de os mesmos se revelaram e terem maior visibilidade na comunidade em que estão inseridos. Mas devo dizer que é um pouco difícil movimentar os jovens. Acções muito importantes que realizámos sobre problemas que se colocam à juventude, ao nível da formação e emprego, por exemplo, e em que demos a conhecer várias medidas e projectos a que se podem candidatar, com oradores convidados especialistas na matéria, apesar de bastante proveitosas, não tiveram a adesão que seria expectável. Mas não se pode desanimar, temos que ser persistentes, perseverantes e persuasivos. Realizámos recentemente um seminário muito participado, cujo tema foi “Jovem Responsável, Cidadão Activo”, integrado na fase Régio Polis da Capital Europeia da Juventude, a decorrer em Braga em 2012. Com a proximidade a Braga, julgo que, em 2012, poderemos fazer mais e ter maior visibilidade. Assim nos deixem e assim queira a juventude povoense.