Travassos


Padre Jaime: Bodas de Ouro

Os problemas de saúde que afectaram, nos últimos tempos, o Padre Jaime Andrade, obrigaram ao adiamento das comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais daquele pároco.
Previstas para o dia 9 de Julho, dia em que o padre Jaime Andrade comemorava os 50 anos de ordenação, as cerimónias foram adiadas. Com a melhoria do estado de saúde do sacerdote, a população uniu-se e presenteou o padre Jaime Andrade, no dia 9 de Setembro, com uma missa de acção de graças e um lanche-convívio. Aos moradores de Travassos e de outras freguesias vizinhas, juntaram-se vários sacerdotais que marcaram presença na Eucaristia presidida pelo padre Armindo Gonçalves, Arcipreste da Póvoa de Lanhoso.
Ainda não totalmente recuperado, o padre Jaime Andrade foi transportado de carro até à Igreja paroquial, onde aí o esperava a população e os colegas de sacerdócio. O momento foi de grande emoção, com os colegas sacerdotes a acarinhar o padre Jaime Andrade, que nos últimos tempos viu-se a braços com problemas de saúde. Daí, a sacerdote foi transportado em cadeira de rodas até ao altar, para acompanhar a cerimónia religiosa.
No decurso da Eucaristia de Acção de Graças, o padre Jaime Andrade agradeceu o carinho e a dedicação dos presentes, não esquecendo o apoio dado pela Junta de Freguesia, que se associou ao grupo de catequese, aos elementos da Obra do Amor Divino, ao grupo coral e à população na preparação de festa.
De coração aberto, o sacerdote falou do seu trajecto, desde a ida para o seminário até à vinda para o concelho da Póvoa de Lanhoso. De entre as várias considerações, o sacerdote destacou o “povo generoso, povo bom e empreendedor”.
Durante a cerimónia religiosa, o Padre Armindo Gonçalves desafiou os leigos a assumirem outros trabalhos e outros serviços na paróquia, unindo os seus esforços ao padre Jaime, num momento em que a sua saúde se encontra mais debilitada. Agradecendo todo o trabalho, dedicação e carinho do padre Jaime às suas paróquias, Travassos e Brunhais, o padre Armindo Gonçalves pediu para que Deus continue a dar saúde e força ao padre Jaime, para que este possa continuar o seu trabalho de evangelização. No final da eucaristia, de comemoração das Bodas de Ouro Sacerdotais, o padre Jaime Andrade foi presenteado com várias ofertas e com o carinho dos seus paroquianos e amigos.