Esperança


Iniciou Presidência Aberta

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso escolheu a freguesia de Esperança, na passada sexta-feira, dia 14 de Outubro, para iniciar a Presidência Aberta. Durante os próximos meses, Manuel Baptista e os elementos do executivo camarário percorrem o concelho, visitando as 29 freguesias e contactando com autarcas, associações e população. A visita à freguesia de Esperança, iniciada pelas 14 horas, contou com uma reunião entre os elementos da Junta de Freguesia e Câmara Municipal. No decurso da mesma, José Alberto Pereira, presidente da Junta de Freguesia, e a restante equipa, transmitiu aos responsáveis camarários alguns dos projectos que gostaria de ver concretizados na sua freguesia. O abastecimento de água da rede pública, a construção de uma capela mortuária, o acesso lateral ao cemitério e a intervenção na zona de lazer foram algumas das ideias apresentadas pelos responsáveis da Junta.
Depois da reunião, a presidência aberta continuou com a visita ao Centro de Convívio e a alguns pontos da freguesia. O caminho de Várzeas, o caminho da Murteira, onde a Junta da freguesia pretende colocar contentores e ecopontos, o Largo da Igreja e a Rua da Ceboleirinha foram alguns dos locais visitados pela comitiva.
“O objectivo destas Presidências Abertas é o de uma maior proximidade às pessoas”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, antes de reunir com as associações e colectividades da freguesia de Esperança.
Perceber no terreno quais as necessidades e priorizar as mesmas é um dos objectivos das Presidências Abertas, conforme destacou o presidente da Câmara Municipal. A prioridade vai, segundo o autarca, para as obras que possam ser candidatadas ao QREN, uma vez que têm uma comparticipação de 85%. Uma das grandes obras, a construção da capela mortuária, será concretizada até final do mandato, conforme assegurou Manuel Baptista.
Segundo dados fornecidos pela autarquia, desde 2006 até ao momento, foram investidos na freguesia de Esperança cerca de 204 mil euros. Ao protocolo de 60 mil euros, junta-se a intervenção no Largo da Igreja, a pavimentação de acesso ao campo de futebol, as intervenções no caminho do Forno e no caminho de Lourosas, entre outras.
Depois de Esperança segue-se a freguesia de S. Martinho do Campo, no dia 4 de Novembro.