Serzedelo: Lar residencial


De sonho a realidade

O sonho que vinha acalentando, desde há muitos anos, o Padre António Pereira Lopes tornou-se realidade. Na manhã de domingo, dia 2 de Outubro, o Centro Social e Paroquial de Serzedelo inaugurou o Lar João Paulo II, num momento presidido pelo Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares. O dia 2 de Outubro de 2011 ficará marcado para sempre na memória do Padre António Pereira Lopes. No dia em que comemorou os 78 anos de vida, o pároco celebrou as Bodas de Ouro Paroquiais e cumpriu o sonho de uma vida: a construção de um Lar Residencial.
A concretização da obra permitiu a criação de 30 lugares em regime de Lar Residencial, assim como de 20 lugares em Centro de Dia. A par destes, foi ainda alargado o Apoio Domiciliário, abrangendo, actualmente, 60 utentes. Construído ao abrigo do Programa Pares, o Lar João Paulo II obrigou a um enorme esforço financeiro do Centro Social e Paroquial de Serzedelo. A este, juntou-se a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Junta de Freguesia de Serzedelo e os paroquianos, que contribuíram financeiramente para uma obra orçada em mais de 1 milhão de euros.
A obra agora inaugurada é a verdadeira “menina dos olhos” do padre António Lopes. A sua concretização é apontada pelo sacerdote como de “crucial importância, quer pelos postos de trabalho directos que se criaram e outros que serão criados a breve prazo, diminuindo, assim, o flagelo do desemprego e contribuindo para impedir a desertificação destas zonas interiores”.
Depois do Lar, e aproveitando a presença do ministro da Solidariedade e Segurança Social, o padre António Lopes apontou a criação de uma creche com um dos objectivos futuros.
“Com a construção deste equipamento, com a entrada em funcionamento de um projecto semelhante na freguesia de Taíde, com a construção da Unidade de Longa Duração da Santa Casa da Misericórdia e com a construção do Lar para Deficientes em Lanhoso, o nosso concelho vê as principais necessidades sociais neste âmbito praticamente satisfeitas e fica dotado de relevantes equipamentos sociais, ao nível dos melhores do país”, destacou Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Cerca de 500 mil euros foi a verba despendida pela autarquia povoense para apoiar os quatro projectos concelhios. Para Serzedelo, a Câmara Municipal contribuiu com uma verba de 140 mil euros.
“Esta instituição nasce com um espírito bonito, que me apraz sublinhar, que é o espírito da colaboração, de uma colaboração que tem como base a preocupação pelo bem-comum. Quando assim é, o bem comum se impõe e esta congregação de esforços acontece, podem nascer obras deste cunho, com esta grandeza e com esta beleza”, revelou o Cónego José Paulo de Abreu, no decurso da cerimónia de inauguração.
A obra inaugurada foi apontada pelo Cónego José Paulo de Abreu, como o “corolário de um esforço, de uma vida pastoral e de uma vida de entrega a esta população”. Em substituição do Arcebispo Primaz de Braga, impossibilitado de comparecer na cerimónia, José Paulo de Abreu deixou a homenagem em nome da Diocese de Braga ao Padre António Lopes, reconhecendo-o como um “elemento extremamente válido e de um coração muito grande”. Depois do descerrar da placa comemorativa, da bênção e dos discursos seguiu-se o cantar de parabéns ao pároco António Lopes. Posto isto, e depois de uma visita às instalações, os presentes rumaram até à Igreja Paroquial, onde aí teve lugar uma missa de acção de graças, celebrada pelo Cónego José Paulo de Abreu, num momento que contou com diversas ofertas ao padre António Lopes e a apresentação do livro “Igrejas e Capelas de Serzedelo”, numa obra do Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga.