719 anos do Concelho


Homenagens na sessão solene

Nascido em Palmeira (Braga), a 2 de Maio de 1922, o Padre Manuel Magalhães dos Santos foi o primeiro dos homenageados da tarde festiva. “Monografia da Póvoa de Lanhoso, Nossa Senhora do Amparo”, de 1990, foi a principal publicação do padre Magalhães dos Santos. “Pelo seu contributo para a descoberta e partilha da história local e à comunidade religiosa” a Câmara Municipal prestou reconhecimento ao Padre Magalhães dos Santos.
Nascida em Brunhais, em 1938, a professora Maria Olinda Ribeiro Antunes foi a primeira directora da Escola Preparatória da Póvoa de Lanhoso, em 1970, sendo, também, professora naquele estabelecimento de ensino até 1996, ano em que se aposentou. O seu “contributo para a formação de diferentes gerações e por ser figura incontornável do nascimento da Escola Preparatória” mereceu a homenagem pela Câmara Municipal.
Director de Expansão para Portugal do grupo internacional Ikea, para o qual trabalha há 27 anos, António da Silva Machado foi homenageado pela autarquia, pelo apoio que tem prestado na captação de investimentos. Nascido na freguesia de S. Gens de Calvos, em 1956, António Machado regressou à freguesia que o vi nascer em 2006. “É um filho da terra e um amigo da terra que o viu nascer”, foi referido no decurso da homenagem.
Ligada à área têxtil, a Porcagil/Vieira & Marques nasceu no concelho em 1986, criada por Carlos António Fernandes Castro Vieira. A empresa, que neste ano comemorou os seus 25 anos de existência, produz cerca de 9 milhões de pelas por ano e regista uma facturação anual de 45 milhões de euros, mereceu o reconhecimento da Câmara Municipal.
Tal como a Pocargil, o Grupo Desportivo da Goma comemorou os 25 anos de existência. Adelino Sousa Soutinho é o actual presidente do Grupo Desportivo da Goma, homenageado no Dia do Concelho.