Centro Educativo


Construção decorre a bom ritmo

As comemorações do Dia do Concelho tiveram o seu início na freguesia de S. Martinho do Campo. Ali, os responsáveis autárquicos, acompanhados dos elementos da Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, e de outros povoenses, visitaram as obras do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, localizado naquela freguesia e que, a par desta, acolherá os alunos do primeiro ciclo e jardim-de-infância de Vilela, Louredo e Santo Emilião.
A apresentação do projecto do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes ficou a cargo da arquitecta da autarquia, e responsável pelo projecto, Andrea Vieira. De entre outros aspectos, aquela responsável deu a conhecer que o edifício, com capacidade para albergar 292 crianças, dispõem de oito salas de aulas destinadas ao 1.º ciclo e quatro salas para o jardim-de-infância. A estas, junta-se, de entre outras, o refeitório; a biblioteca; o ginásio, com campo de jogos interior; o parque infantil, coberto e descoberto; e a sala de TIC. A funcionalidade do edifício foi um dos aspectos focados durante a apresentação do projecto.
Depois da apresentação, em traços gerais, dos espaços que integram o novo Centro Educativo, os presentes percorreram um pequeno circuito, delimitado por questões de segurança, a fim de observarem o andamento da obra, iniciada no final do mês de Maio deste ano.
“Esta visita faz parte do nosso programa do 25 de Setembro, Dia do Concelho. Para o ano, estaremos cá a inaugurar a obra. Este é o terceiro Centro Educativo do concelho e iremos, ainda este ano, lançar o quarto Centro Educativo, em Taíde”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Na sua intervenção, o presidente do município povoense destacou o empenho e a colaboração de Fernando Carlos, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, nomeadamente nas várias diligências realizadas com vista à resolução do problema relacionado com o terreno.
A centralidade foi a razão apontada por Manuel Baptista para a localização do Centro Educativo na freguesia de S. Martinho do Campo. “Não é pelo facto da Junta ser PS que não iríamos construi-lo aqui”, vincou Manuel Baptista, prestando homenagem e reconhecimento do presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do campo, agradecendo todo o apoio prestado.
“Foi uma questão de justiça e não foi favor nenhum que eu fiz a S. Martinho do Campo”, disse ainda o presidente da Câmara Municipal da Pó-voa de Lanhoso que mostrando o seu contentamento pela imponência da obra.
“O que eu defendo e o que este executivo defenda é que as nossas crianças devem ter as melhores condições. Que as crianças destas quatro freguesias fiquem contentes com as condições que estamos a criar”, disse ainda o autarca, fazendo referência à entrega dos manuais escolares, à atribuição das bolsas de estudo e ao apoio social escolar. (...)