Visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima


Dois mil povoenses reunidos

Distribuídos por 39 autocarros, cerca de dois mil povoenses participaram, na sexta-feira, dia 16 de Setembro, no passeio sénior concelhio ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Oriundos das 29 freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso, os seniores iniciaram a caminhada, pelas 8 horas, desde o campo da feira, na vila da Póvoa de Lanhoso, até ao Santuário de Fátima. Logo de manhã, a azáfama era grande. De caixotes nas mãos, os presidentes de Junta, ou os seus representantes, levavam os lanches para cada um dos autocarros. A paragem na vila foi aproveitada por muitos dos presentes para uma animada conversa e o reencontro com amigos de outras freguesias. Com tudo pronto, foi a vez de se iniciar viagem até Fátima, num percurso que ficou ainda marcado por uma paragem numa estação de serviço. O relógio marcava 11h30 quando se deu a chegada ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Antes da Eucaristia, marcada para as 12h15, os participantes no passeio sénior tiveram ainda a oportunidade de visitar a Capela das Aparições e cumprir as suas promessas. Neste passeio, a fé e o convívio andaram de mãos dadas e o Santuário de Fátima assume-se como um lugar especial para os povoenses.
Neste ano, o passeio a Fátima contou com a presença de seis párocos do concelho – Padre Armindo Gonçalves, padre Luís Fernandes, padre António Couto, padre Fernando Eurico, padre Elias Amaral e padre Albino Carneiro, o novo pároco de Sobradelo da Goma, que conjuntamente celebraram a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade.
No decurso da homilia, e de entre outras considerações, o padre Armindo Gonçalves, que presidiu à Eucaristia, considerou que “Fátima é o altar do mundo”. “Fátima é sempre um apelo a todas as mulheres e homens de boa vontade. É um lugar onde Deus nos procura e onde procuramos Deus”, disse ainda o sacerdote.
Depois dos actos religiosos, foi a vez do almoço. Aqui, a tradição manteve-se e foram muitos os povoenses que trouxeram o tradicional farnel, onde não faltaram apetitosas iguarias regadas com o bom vinho verde. O bom tempo e a boa disposição marcaram presença. Os ingredientes para um dia bem passado estavam reunidos e os povoenses não deixaram o crédito por mãos alheias.
Ao som da concertina, do bombo e ferrinhos, trazidos por moradores de Ajude, houve ainda tempo para um pezinho de dança bem animado.
Pelas 16 horas, foi a vez dos 39 autocarros iniciarem a viagem até ao concelho da P. Lanhoso. Como sempre, o passeio a Fátima é do agrado de todos os participantes, num momento que alia a fé a momentos de alegre convívio.