Festas de Fontarcada


S. Francisco está à porta

O lugar de Simães, em Fontarcada, recebe, de 4 a 9 de Outubro, as festividades em honra de S. Francisco, realizadas na sua capela. Do programa elaborado consta, no dia 4 de Outubro (terça-feira), às 19h30, uma missa em honra de S. Francisco. Mais tarde, pelas 21h30, a música está em destaque com a actuação do artista Johnny Abreu, à qual se segue a “Noite da Juventude”, com a presença de Dj’s.
“Amigos da Borguinha” é o grupo musical responsável pela animação da noite de quarta-feira, dia 5 de Outubro. O início da actuação está marcado para as 21h30. Na noite do dia 6 (quinta-feira), as atenções estão voltadas para a actuação do grupo povoense “Cantares da Nossa Aldeia”.
No dia 7 (sexta-feira) o folclore marca presença nas festas, com a actuação do Rancho Folclórico Maria da Fonte, de Fontarcada, e do Ran-cho Folclórico Moleirinhas de Esposende.
Para sábado, dia 8, o programa contempla uma sessão de fogo, pelas 12 horas, seguindo-se, pelas 14 horas, a entrada no recinto do grupo “Bombos Pedralvelas”. À noite, a animação fica a cargo da orquestra “Réplica 7”, cuja actuação tem lugar pelas 21h30. No domingo, dia 9, principal dia dos festejos, os actos religiosos estão em destaque. Depois da entrada no recinto, pelas 9h30, da Fanfarra dos Escuteiros de Fontarcada, segue-se, às 10 horas, a missa solene com sermão a S. Francisco e, às 15h30, a majestosa procissão, com vários andores e figurados.
Findo aquele acto religioso, seguem-se os cantares ao desafio com Duarte, Irene e Sara Gaia. À noite, a partir das 21 horas, tem lugar a actuação do grupo “Amigos de Guimarães”, seguindo-se as actuações do artista Dino Freitas (22 horas), Andreia Martins (22h30) e Kikas Freitas (23 horas).
Uma sessão de fogo encerra as festividades deste ano.