S. Gens de Calvos
População venerou São Gens
A Freguesia de S. Gens de Calvos viveu momentos de festa no último fim-de-semana de Agosto, dias 27 e 28, com a realização das festividades em honra do padroeiro São Gens. A este acontecimento aliou-se a presença da Banda Municipal de Santa Cruz da Madeira, num intercâmbio que esta colectividade efectuou com a Banda Musical de Calvos. As festividades em honra do padroeiro São Gens iniciaram-se no dia 25 de Agosto, dia litúrgico do mártir São Gens, com uma eucaristia em honra do santo padroeiro. A noite de sábado, dia 27, foi dedicada ao folclore, com a actuação dos Rancho Folclórico Maria da Fonte, de Fontarcada, e do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, que alegraram os inúmeros presentes.
No domingo, dia 28, celebrou-se a eucaristia solene em honra do padroeiro São Gens, cantada pela Banda Musical de Calvos. No decorrer da homilia, o padre Fernando Eurico destacou a importância de sermos mártires como foi São Gens, que, sem medo, assumiu a sua fé em Cristo, mesmo sofrendo com tal decisão. O sacerdote destacou ainda a necessidade de sermos mártires no nosso quotidiano, nas nossas relações com os outros. São Gens foi mártir no tempo do Imperador Diocleciano. Devido à sua profissão de taquígrafo, é hoje considerado o padroeiro dos notários, escrivães e secretários.
O ponto alto destas festividades aconteceu com a realização da procissão em honra de São Gens, que percor-reu o espaço entre a Igreja Paroquial e a sede da Junta de Freguesia, incorporando a Banda Musical de Calvos e a Banda Municipal de Santa Cruz da Madeira. No final da procissão, e de forma a encerrar as festas, as duas bandas musicais deram um concerto que muito agradou à inúmera plateia.
Banda Municipal de Santa Cruz da Madeira na Póvoa de Lanhoso
Fruto de um intercâmbio cultural, a Banda Municipal de Santa Cruz, da Madeira, esteve presente no nosso concelho entre os dias 26 e 29 de Agosto. Este foi o primeiro intercâmbio que esta colectividade realizou fora da Madeira. Recorde-se que, em Janeiro deste ano, foi a Banda Musical de Calvos que visitou Santa Cruz por ocasião das Festas de Santo Amaro.
A comitiva madeirense, composta por músicos, autarcas e acompanhantes, chegou à Póvoa de Lanhoso na tarde de sexta-feira, dia 26, onde foi recebida, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, membros do seu executivo, Junta de Freguesia de Calvos, dirigentes e elementos da Banda Musical de Calvos. No salão nobre, o presidente da Câmara Municipal deu as boas-vindas a todos os visitantes, fazendo uma breve síntese do concelho e daquilo que podiam desfrutar durante esta visita. A recepção ficou ainda marcada por uma troca de lembranças entre a autarquia madeirense e povoense e entre as duas bandas musicais.
Na noite de sexta-feira, dia 26, e integrado no programa Verão (Con)Vida, a Banda Municipal de Santa Cruz actuou na Praça Engenheiro Armando Rodrigues.
De forma a poderem conhecer um pouco a região e os seus locais de eleição, a comitiva madeirense, acompanhada pelos dirigentes da Banda de Calvos, realizou uma visita pelo concelho, durante o dia de sábado. Assim, os visitantes tiveram a oportunidade de se deliciarem com as belas paisagens minhotas, conhecer os espaços municipais e degustar a gastronomia povoense. A comitiva, composta por 35 pessoas, teve ainda a oportunidade de visitar o Parque Nacional da Peneda-Gêres.
No domingo, a Banda Municipal de Santa Cruz actuou nas festividades em honra de São Gens, em Calvos, freguesia que acolheu a comitiva, juntamente com a Banda Musical de Calvos. No final da procissão, na qual a Banda madeirense também tocou, o presidente da direcção da mesma entregou ao Padre Fernando Eurico, uma pequena lembrança, como forma de recordação da passagem da Banda da Madeira por Cal-vos.
Ambas as bandas musicais mostraram-se muito satisfeitas com a realização deste intercâmbio, esperando-se que surjam mais actividades deste tipo.