Esperança: edifício da Escola EB1


Centro de Convívio tem nova casa

O edifício da Escola EB1 de Esperança é a nova “casa” do Centro de Convívio daquela freguesia. O primeiro Centro de Convívio do concelho da Póvoa de Lanhoso iniciou a sua actividade a 9 de Maio de 2010, numa sala do edifício da sede de Junta de Freguesia. Dos sete utentes, à data de abertura, o Centro de Convívio de Esperança conta, actualmente, com 25 utentes. Com o espaço a tornar-se exíguo, foi necessário encontrar um novo espaço para acolher as actividades do Centro de Convívio.
O bom ambiente que se vive no seio do Centro de Convívio e a sua utilidade são, segundo José Alberto Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Esperança, as razões para o crescente número de utentes naquele centro de convívio. Ocupar o tempo livre dos habitantes da freguesia, sobretudo daqueles que vivem mais isolados, foi o objectivo da criação do Centro de Convívio de Esperança, conforme destacou o presidente da Junta.
“Somos nós os mentores da ideia. Essa ideia surgiu antes da campanha eleitoral mas na campanha eleitoral, em que andamos porta a porta, constatamos que as pessoas estavam podia dizer-se a olhar para as paredes ou então na cama a dormir. Achamos que esta era uma necessidade premente”, disse ainda o presidente da Junta de Freguesia de Esperança, entidade que proporciona o transporte dos utentes até ao Centro de Convívio, às terças e sextas-feiras.
“Tem sido óptimo. Esta iniciativa, hoje aqui, não é da Junta de Freguesia mas dos utentes deste centro de convívio”, destacou ainda o presidente da Junta de Freguesia de Esperança, no sábado, dia 3 de Setembro, no decurso do encontro de utentes dos centros de convívio do concelho que decorreu na freguesia de Esperança.
Depois de acolher os mais novos, o edifício da Escola EB1 de Esperança passa, a partir deste momento, a receber os utentes do Centro de Convívio. A escola, que encerra este ano lectivo as suas portas, ganha nova vida. Os mais novos dão lugar, a partir de agora, aos mais velhos.
No sábado, dia 3 de Setembro, os cerca de cem utentes dos quatro centros de convívio do concelho da Póvoa de Lanhoso (Esperança, Friande, S. João de Rei e Vilela) marcaram presença na Escola EB1 de Esperança. Mais do que assinalar a passagem do Centro de Convívio de Esperança para um novo espaço, a iniciativa promoveu momentos de alegre convívio entre os presentes. Para além do almoço-convívio, aquele dia ficou marcado pelas actuações dos utentes dos quatro centros de convívio, com a alegria a marcar presença nos rostos dos mais velhos.

Quarto Centro Educativo arranca este ano
“A escola fechou e este espaço vai ficar agora para o Centro de Convívio. Tem óptimas condições mas temos ainda que melhorar algumas coisas”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, considerando os Centros de Convívio como uma das grandes apostas do executivo por si liderado.
Para além do Centro de Convívio, o edifício das antigas escolas poderá, no futuro, acolher outras iniciativas. “Num processo entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, iremos dar outra utilidade. Neste momento, instalamos aqui o Centro de Convívio mas este é um espaço polivalente e, obviamente, poderá receber outras iniciativas e festas. Esta é uma forma de rentabilizar os edifícios”, referiu ainda o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
À margem do encontro dos utentes dos centros de convívio, o autarca fez saber que a Câmara Municipal pretende lançar, ainda este ano, a obra do Centro Educativo de Taíde, que irá acolher crianças de Taíde, Garfe, Sobradelo da Goma, Esperança, Brunhais e Travassos.
“A Câmara terá que arranjar uma estratégia para que estes edifícios, as escolas, este património que é da Câmara, tenha utilidade para as próprias populações em si”, frisou Manuel Baptista.