Provedor da Santa Casa defendeu


Misericórdias na gestão
das unidades hospitalares


O estabelecimento de parcerias público-sociais, na área da saúde, foi defendida por Humberto Carneiro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, no decurso da sessão solene que integrou as comemorações do 94.º aniversário da instituição.
“As Misericórdias já comprovaram, ao longo destes tempos que, de facto, conseguem fazer mais com me-nos, mais e melhor. No contexto actual em que, de facto, o bem escasso é o dinheiro, ele tem que ser entregue a quem pode, efectivamente, fazer mais e melhor e fazer mais com menos”, referiu o Provedor da Santa Casa. A possibilidade das Misericórdias trabalharem em rede e se associarem para concorrer à gestão de unidades hospitalares foi defendida por Humberto Carneiro.
Aquele responsável salientou a necessidade da União das Misericórdias estabelecer, no terreno, as áreas as áreas de influência de cada Misericórdia, para que se potencie as suas sinergias e os resultados.
O agravamento das contas das Misericórdias devido à não dedução do IVA nas obras de construção ou remodelação foi uma das preocupações deixadas pelo Provedor da Misericórdia povoen-se, que considerou tal facto como “extremamente penalizador”.
A possibilidade da cobrança do IVA nos serviços prestados pelas instituições de solidariedade social, nomeadamente as Misericórdias, nas valências de Infância e Sénior, foi outras das preocupações trazidas a público por Humberto Carneiro, que apelou a que haja sensibilidade social e que tal situação não se concretize.
Para além das preocupações, Humberto Carneiro deixou também uma nota de esperança. “Tenho consciência que as Misericórdias saberão encarar os problemas, as dificuldades, com sentido positivo. Mais uma vez, com espírito de entreajuda, humildade, com espírito de sacrifício e de serviço à comunidade, saberemos cumprir a nossa missão misericordiana.
Para além do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, usaram ainda da palavra o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, assim como Alberto Reis, em representação da União das Misericórdias.
O momento contou, ainda, com a distinção a colaboradores e o lançamento da 33.ª publicação do “Santa Causa”.