‘A Póvoa e a sua herança’


Povoenses elegeram

personalidades
e a figura histórica


Figuras Históricas e Personalidades Povoenses foi o tema deste ano do concurso “A Póvoa e a sua Herança”, promovido pela Associação “Em Diálogo”. A edição deste ano registou mais de 32 mil votos e visou escolher as figuras históricas e personalidades com relevância para o concelho da Póvoa de Lanhoso.
António Ferreira Lopes, D. Elvira Câmara Lopes, Gonçalo Sampaio e o Eng. Armando Rodrigues foram as personalidades eleitas pelos povoenses. Quanto à figura histórica, os povoenses ele-geram a Maria da Fonte.
Depois de vários adiamentos, a cerimónia final, com a apresentação das escolhas dos povoenses, decorreu na noite de sexta-feira, dia 16 de Setembro, no Auditório de Fontarcada.
A abertura do espectáculo ficou a cargo do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso que presenteou a plateia com quatro danças que integram o seu reportório. “Viva a Póvoa” foi o tema escolhido para encerrar a exibição do rancho povoense.
O nome do grande benemérito – António Ferreira Lopes foi o primeiro a ser anunciado. De um conjunto de nomes como Augusto Távora, D. Joaquim da Boa Morte, Azevedo Coutinho e o padre José António Dias, o benemérito António Lopes foi o escolhido. A este, seguiram-se os nomes de Gonçalo Sampaio, Eng. Armando Rodrigues, Elvira Câmara Lopes e Maria da Fonte, a grande heroína do concelho, que destronou nomes como D. Dinis, Godinho Fafes, Martim Moniz e D. Teresa.
As figuras eleitas pelos povoenses foram apresentadas pelos elementos da ACJP – Associação da Juventude Cultural Povoense que preparou uma pequena encenação para cada um dos vencedores.
A recriação de um baile da corte portuguesa, pelos professores da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso foi outros dos momentos de animação da cerimónia final do concurso “A Póvoa e a sua Herança”.
No final do espectáculo, Clarisse Matos Sá, presidente da “Em Diálogo”, agradeceu o empenho, a dedicação e o esforço de todos quantos integram o projecto a “Póvoa de Lanhoso e a sua Herança” que tem, como grandes parceiros, os agrupamentos de escolas do Ave, Gonçalo Sampaio e Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

Concurso Literário
“A simplicidade de um rei” foi o texto escrito por Diogo José Magalhães Araújo, da Escola EB 2,3 de Taíde que lhe permitiu arrecadar o primeiro prémio do concurso literário promovido no âmbito do projecto “A Póvoa e a sua Herança”.
A este, junta-se ainda uma menção honrosa para Bruno Filipe Silva, também ele aluno da EB 2,3 de Taíde, que apresentou o texto “António Lopes”.