Vilela


José Malhoa anima Sra. da Alegria

Os momentos religiosos, com a realização das novenas, de 15 a 18 de Agosto, marcam o arranque das festas em honra de Nossa Senhora das Maravilhas, cujo ponto alto ocorre de 19 a 22 de Agosto. Realizadas na sua capela, as festividades aliam a vertente religiosa aos momentos de animação. Depois da música gravada durante o dia, a noite de sexta-feira, dia 19, é preenchia com a actuação do grupo de cantes “Amigos de Sobreposta”, que prometem trazer muita animação à freguesia de Vilela.
No sábado, depois da salva de morteiros, segue-se o peditório da Comissão de Festas pelos lugares da freguesia, acompanhados de gaitas de foles. Às 20h30, estão em destaque os actos religiosos, aos quais se segue a procissão de velas. Mais tarde, pelas 22 horas, entra em palco o conjunto musical “Sons do Minho”, que actuará até às 24 horas, hora a que será queimada uma sessão de fogo.
Para o domingo, dia 21, o programa das festas contempla, às 11h30, a missa em honra de Nossa Senhora das Maravilhas, cantada pelo Grupo Coral da freguesia, seguindo-se, às 15 horas, a entrada da Fanfarra do CNE de Garfe e, às 16 horas, a procissão em honra de Nossa Senhora das Maravilhas. Finda a mesma, segue-se o folclore, com a actuação do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso e do Rancho Folclórico de Garfe. Mais tarde, às 22 horas, a animação está a cargo do conjunto “Manuel Silva e Amigos”. Uma grandiosa sessão de fogo, às 24 horas, encerra aquele dia de festa.
O último dia de festa, segunda-feira, dia 22, conta, às 11 horas, com a missa dos emigrantes, seguindo-se, às 15h30, o início dos actos religiosos e reza de terço e, às 17h30, os jogos populares.
À noite, a partir das 23 horas, tem início a actuação do famoso artista José Malhoa. Uma grandiosa sessão de fogo encerra as festas de 2011.