São Martinho de Campo


Festividades muito concorridas

Realizadas de 29 de Julho a 1 de Agosto, as festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário e S. Frutuoso, em S. Martinho do Campo, foram um sucesso. O bom tempo, aliado a um programa de qualidade, trouxe até àquela freguesia uma verdadeira multidão.
Rui Bandeira e Jorge Loureiro foram as estrelas do programa das festas deste ano, aos quais se juntaram ainda a banda “Belcanshow”, o grupo musical “O Milénio”, assim como a Banda de Música de Calvos e a Banda de Música das Caldas das Taipas.
Na tarde de domingo, dia 31 de Julho, a majestosa procissão saiu à rua, num acto que contou com diversos andores e inúmeras figuras alegóricas.
O povo compareceu em peso, apesar do intenso calor que se fazia sentir naquele dia.
Num momento de grande beleza, a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e S. Frutuoso foi do agrado das centenas de pessoas que assistiram àquele acto religioso.
Acompanhada de uma amiga, Maria Adelaide, residente na vila da Póvoa de Lanhoso, estava maravilhada com a procissão. “Nunca tinha vindo a esta procissão. Fui convidada pela minha amiga e resolvi vir. É muito bonita e os vários figurados dão uma beleza ainda maior à procissão”, disse aquela povoense.
Também Rosa Sousa, residente na vila, se mostrou agradada com a procissão e com as festas deste ano. “Moro na vila mas costumo assistir a alguns momentos da festa. No sábado à noite era um mar de gente. Penso que as festas deste ano tiveram ainda mais público. Gostei muito do espectáculo e estou a gostar muito da procissão”, disse.
Antes da procissão, as bandas de música mereceram a atenção dos populares, que apreciaram a actuação das duas bandas. Grande apreciador deste tipo de espectáculo, o Padre António Couto, de Covelas, foi uma das presenças naquele momento.
O último dia de festa, segunda-feira, dia 1 de Agosto, foi dedicado ao emigrante. Jorge Loureiro e sua banda foram a atracção daquela noite. Uma grandiosa sessão de fogo de jardim e fogo preso encerram as festas para este ano.