Freguesia de Garfe


Festejos a S. Roque

De 13 a 16 de Agosto, a freguesia de Garfe recebe as festividades em honra de S. Roque, realizadas na sua capela, no lugar de S. Roque.
Do programa festivo consta, no sábado, dia 13, pelas 8 horas, a alvorada, seguindo-se a volta pela freguesia, num momento que contará com a presença dos Zés Pereira de S. Torcato (Guimarães).
Para além da música gravada, o primeiro dia de festejos fica marcado pelos jogos tradicionais, que se realizam durante a tarde. À noite, a partir das 22 horas, as atenções estão voltadas para a actuação do conjunto “Cantares da Nossa Aldeia”, desta vila. Uma sessão de fogo encerra o primeiro dia de festa.
Um torneio de malha e petanca animam a tarde de domingo, dia 14, num dia marcado pela actuação da artica Rebeca e sua banda.Uma grandiosa sessão de fogo encerra as festividades de domingo.
O dia 15, domingo, principal dia de festa, fica marcado, pelas 10 horas, pela missa cantada pelo grupo coral da freguesia e, à tarde, a partir das 15 horas, pela grandiosa procissão, com saída da Igreja paroquial de Garfe para a capela de S. Roque, acompanhada pela Fanfarra do CNE de Garfe, à qual se segue o sermão em honra de S. Roque.
Findo aquele acto religioso, segue-se o folclore, com a actuação, a partir das 17 horas, do Rancho Folclórico de Garfe e do Rancho Folclórico de Canedo de Basto (Celorico de Basto).
A actuação da banda Atlantis, a partir das 22 horas, encerra o principal dia de festa.
Na terça-feira, dia 16, Dia do Emigrante, às 11 horas, celebra-se a missa cantada em honra dos emigrantes e, às 14 horas, disputa-se uma grande torneio de malha.