Ajude juntou população em festa original


Teatro e música anima freguesia

No passado dia 5 de Agosto, a freguesia de Ajude recebeu a peça “A Visita”, protagonizada por Pedro Giestas. A celebração teatral realizou-se junto ao edifício da sede de junta de freguesia. Apesar da chuva, Pedro Giestas presenteou os espectadores com uma peça que fala do isolamento e da desertificação do mundo rural. No início do espectáculo, José Manuel Silva, presidente da Junta de Freguesia de Ajude, acompanhado dos restantes elementos do executivo, agradeceu o apoio dado por todos os moradores da freguesia, assim como à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso por ter apostado na descentralização cultural.
Para além do teatro, a noite daquele dia foi animada com a música, por Luís Muxima, à qual se juntou um belo repasto, onde não faltaram os “comes e bebes”, acompanhados de um saboroso caldo verde.
A solidariedade marcou também presença. Os donativos recolhidos naquela noite reverteram, este ano, para a Casa de Trabalho de Fontarcada. “Nesta festa-convívio e num ambiente descontraído, queremos que aconteça a música, a festa popular mais genuína, que se acenda a fogareiro, se prove o vinho, o caldo verde, se faça a dança, o teatro, se partilhem afectos e se encontrem os amigos”, foram os votos deixados pelo presidente da Junta de Freguesia de Ajude.

Ajudenses à descoberta do concelho
Numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Ajude, os habitantes daquela freguesia partiram, no dia 30 de Julho, à descoberta do concelho da Póvoa de Lanhoso. Ao invés de procurarem outros locais na região, os elementos da Junta de Freguesia deram a conhecer alguns lugares do concelho aos habitantes de Ajude. “Vá para fora cá dentro” poderia ter sido o slogan associado à iniciativa.
O Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, o Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, o Theatro Club, o Museu do Ouro de Travassos e o Santuário de Nossa Senhora do Porto d’Ave, com visita ao Museu de Arte Sacra, foram os locais percorridos. Pelas 13h30, os convivas realizaram o seu piquenique no espaço envolvente ao Santuário. Os cantares ao desafio e os jogos tradicionais animaram os presentes.