Durante dois dias


Folclore foi rei

Nos dias 14 e 15 de Agosto, a Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila recebeu o Festival Folclórico Professor Gonçalo Sampaio, um dos momentos marcantes do programa “O Verão (com)vida”, promovido pela Câmara Municipal da P. Lanhoso.
Durante aqueles dias, doze grupos folclóricos, locais e nacionais, subiram ao palco e mostraram as suas danças no tabulado ali instalado.
Durante os dois dias, foram muitos os povoenses, e não só, que se deslocaram ao centro da vila para apreciarem as actuações dos vários grupos.
Apesar do calor que se fazia sentir na tarde de segunda-feira, dia 15, a Praça Engenheiro Armando Rodrigues, contou com uma participação considerável de público.
Alzira Rocha, natural de Caldas das Taipas, e emigrada em França, não arredou pé do centro da vila, apesar do imenso calor que se fazia sentir. “Gosto muito do folclore e todos devemos manter vivas as nossas tradições. Costumo assistir ao festival e este ano não foi excepção”, disse, num momento em que se preparava para um “pezinho de dança” com o marido.
Mário Sousa veio de Vieira do Minho para assistir ao festival. “Soube que o rancho dos Anjos vinha aqui actuar e resolvi vir até à Póvoa de Lanhoso. É uma boa iniciativa e deve manter-se”, disse aquele vieirense.
Durante os dois dias subiram ao tabulado os seguintes ranchos: Rancho Folclórico de Porto d’Ave (Taíde), Rancho Folclórico de Verim, Rancho Folclórico Maria da Fonte (Fontarcada), Rancho Folclórico de Garfe, Rancho Folclórico da P. Lanhoso, Rancho Infantil e Juvenil da P. Lanhoso, Rancho Cultural e Recreativo de Sinde (Tábua), Rancho Folclórico Alcaria Fundão (Fundão), Rancho Folclórico A Mocidade dos Anjos (Vieira do Minho), Grupo Folclórico Identidade Lusa (Oliveira Bairro - Aveiro), Rancho Folclórico da Associação Recreativa e Cultural da Aveleda (Vila do Conde)e Rancho Folclórico S. Julião de Covelas.