Póvoa de Lanhoso

Apenas uma praia fluvial

Apenas um local cumpre os requisitos para ser classificado como praia fluvial: Verim. Além de Praia Fluvial assume, este ano, a designação de Praia Acessível para Todos. Segundo a vereadora do Turismo, Fátima Moreira, esta praia possui nadadores salvadores durante a época balnear e tem um histórico de qualidade que faz dela uma das melhores praias fluviais do Norte, sendo de qualidade excelente. Quanto à praia de Oliveira, a mesma apenas se pode designar como “Zona de Lazer”. “Devido à grande afluência de público, a Câmara Municipal decidiu colocar nadadores salvadores, embora não sendo uma exigência. Dado que esta praia tem apresentado resultados de qualidade da água, oportunamente candidataremos este espaço a «Praia fluvial designada»”, esclarece a vereadora Fátima Moreira.
Em Taíde, a situação mantém-se como em Oliveira e a Praia da Rola está classificada como “Zona de Lazer”. “Não tem condições de segurança nem de qualidade da água para se propor a praia fluvial designada. É uma zona sujeita a descargas por parte da central da EDP e, por tal motivo, não reúne condições para a prática de banhos. Assim sendo, foi colocada sinalização e informação dando conta deste perigo, num processo articulado entre as Juntas de Freguesia de Taíde e de Arosa, ARH, EDP e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso”, revela a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A par da Piscina Municipal descoberta, estes são três dos locais no concelho muito procurados na época de Verão, sobretudo quando o calor aperta e obriga a um banho refrescante.