Padre Domingos Gonçalves

Bodas de Prata Sacerdotais

O Mosteiro de S. Bento, em Santo Emilião, recebeu as cerimónias comemorativas das Bodas de Prata Sacerdotais do padre Domingos Ribeiro Gonçalves, pároco de Sto. Emilião, Campo e Louredo. As três paróquias uniram-se e organizaram, no dia 9 de Julho, as cerimónias comemorativas de Bodas de Prata.
Um tapete, ornado com flores, deu as boas-vindas ao cortejo, com os elementos a dirigirem-se para o Mosteiro de S. Bento, onde aí se celebrou a Eucaristia de Acção de Graças.
“Esta eucaristia é, essencialmente, de acção de graças. Dar graças a Deus pelo dom da vida, pelos pais e irmãos, pelos colegas e amigos do sacerdócio, por todos vós que Deus colocou no meu caminho e pelo dom sacerdócio”, disse o Padre Domingos Gonçalves, no início da eucaristia. Aos festejos juntou-se, no final da Eucaristia, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. “A minha presença é para dar graças a Deus pela vida sacerdotal do padre Domingos. A minha atitude é de acção de graças por tudo aquilo que o padre Domingos tem realizado na sua vida sacerdotal ao longo destes 25 anos. Se é para agradecer a Deus, naturalmente é para agradecer-lhe a ele”, referiu D. Jorge Ortiga, que ofereceu, em nome da Arquidiocese de Braga, uma lembrança ao padre.
“Esta celebração das Bodas de Prata é como um apelo às comunidades, para que ofereçam mais sacerdotes à Igreja. Hoje, mais do que nunca, é importante e é imperioso que os pais não tenham medo de convidar os seus próprios filhos e de propor e que as paróquias dêem também todas as condições para que as vocações aconteçam”, disse, revelando que este ano contará com duas ordenações sacerdotais, cinco comemorações de Bodas de Prata Sacerdotais e 18 comemorações de Bodas de Ouro. Nas suas palavras, o responsável da Arquidiocese deixou o desafio para que sejamos “comunidades mais unidas e mais responsáveis, mais unidas aos sacerdotes e leigos mais conscientes e mais responsáveis”.
A par da placa comemorativa entregue pelo Arcebispo, o Padre Domingos Ribeiro Gonçalves recebeu lembranças da Câmara Municipal da P. Lanhoso; da Junta de Freguesia de Santo Emilião e Louredo; das paróquias de Santo Emilião, S. Martinho do Campo e Louredo que ofereceram uma prenda conjunta; das crianças da catequese e das formandas do curso “Acre-ditar”, da Arquidiocese de Braga. Fátima Castro, de Santo Emilião, que integra a equipa de Catequese do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, deixou uma mensagem muito sentida, em nome de todos, ao Padre Domingos. Natural de Santo Emilião, o padre Avelino Castro deixou uma mensa-gem e uma oração ao Padre, e amigo. Depois da eucaristia, seguiu-se um lanche-convívio.