Protocolo celebrado entre a Câmara e seis IPSS'S


Hortas Sociais
estendem-se às
IPSS'S


As Hortas Sociais, presentes no Centro Ambiental de Calvos, estendem-se, a partir de agora, a seis instituições particulares de solidariedade social do concelho da Póvoa de Lanhoso, fruto do protocolo de alargamento celebrado entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e seis IPSS'S do concelho. Os centros sociais de Calvos, Serzedelo, Taíde, Sobradelo da Goma, Garfe e a ASSIS – Associação de Solidariedade Social Integração Norte, de Lanhoso, foram as entidades com as quais a autarquia celebrou o protocolo de criação das hortas sociais.
“Há pouco mais de um ano, em Maio do ano passado, apresentamos aqui uma série de medidas, no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, sendo, de facto, este, o das Hortas Sociais, um dos projectos que era alinhavado nessa estratégia. As Hortas Sociais, aqui em Calvos, foram e são uma referência num trabalho que perspectiva três objectivos principais: a inclusão social, e esse é um dos objectivos mais importantes; a questão das responsabilização social; e as práticas agrícolas amigas do ambiente, no sentido de obtermos produtos agrícolas de alta qualidade. Estas, são hortas que são feitas em modo de produção biológica”, explicou a vereadora da Acção Social, Fátima Moreira.
Deste modo, a autarquia descentraliza o projecto das Hortas Sociais e leva-o até aos beneficiários e utentes, que já estão identificados, que já fizeram o protocolo de serviço comunitário e que estão dispostos a avançar nas hortas sociais, conforme explicou a vereadora.
Actualmente, as hortas sociais, localizadas no Centro Ambiental de Calvos, recebem o trabalho voluntário de 19 beneficiários de apoios sociais, os quais foram encaminhados para o Programa de Serviço Comunitário.
As seis IPSS's disponibilizam algum terreno para aí ser construída a Horta Social, num trabalho articulado com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Os produtos produzidos na horta são para consumo da instituição e o excedente será encaminhado para a Loja Social.
Batata, tomate, feijão verde, alho francês, couve, abóbora, pimento, cebola e alface são alguns dos produtos cultivados, em modo biológico, na Horta Social de Calvos. Depois de colhidos, são encaminhados para a Loja Social que, posteriormente, os fazem chegar às famílias carenciadas do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Cumprindo todas as regras da agricultura biológica, a Horta Social de Calvos ocupa uma área de cerca de 5 mil metros quadrados, no Centro Ambiental da Carvalha de Calvos. Aqui, cultivam-se produtos frescos, e de qualidade acrescida, que permitem diversificar a ajuda alimentar às famílias carenciadas, conforme explicou a técnica Natália Costa, responsável pela Horta Social.
“Aqui na Póvoa de Lanhoso, temos tido o privilégio de, com poucos recursos e com poucos investimentos, fazer projectos com esta característica inovadora, diferenciadora e que marcam o nosso território pela diferença. Este projecto, apesar de um curto espaço de existência, já foi aqui visitado por muitos concelhos do país, que vieram aqui recolher esta ideia, perceber o projecto e aplicar nos seus territórios”, explicou Fátima Moreira.
“Isto só nos deve orgulhar e estamos completamente disponíveis para partilharmos estas ideias e estas boas práticas. Seria muito redutor se, com um projecto destas, o resumíssemos só a Calvos e aos beneficiários que podem estar aqui em Calvos. Hoje é um dia importante para este para este projecto. Vai-se alargar a uma série de freguesias do concelho. Trata-se de um objectivo que já estava delineado no nosso plano de acção social para o ano 2011”, frisou Fátima Moreira.
Destacando que a assinatura do protocolo constitui um primeiro passo, revelou que o objectivo passa por alargar e replicar a ideia a outras freguesias e outros territórios porque “há gente que recebe os apoios sociais porque precisa mas que está disponível para trabalhar”.
Actualmente, são 45 os beneficiários de apoio social que integram o Programa de Serviço Comunitário.
Para além da Horta Social, o trabalho voluntário estende-se à Lavandaria Social, limpeza, figurinos, vigilância e serviços administrativos.
No final de 2010, o Programa de Serviço Comunitário contava com 29 inscritos. Actualmente, são 45 os beneficiários que dão um pouco do seu tempo em prol dos outros.