Com muita animação...


Festa de S. Pedro no Horto

A Capela do Horto acolheu, nos dias 29 de Junho e 1, 2 e 3 de Julho, as festividades em honra de S. Pedro, numa organização da Comissão de Festas da Confraria do Pilar. A missa e sermão em honra de S. Pedro, na manhã de domingo, dia 3 de Julho, foi um dos momentos altos dos festejos.
O espaço envolvente à Capela do Horto recebeu as tasquinhas regionais, nas quais marcaram presença a Catequese, o Clube de caçadores, o Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, a Fabriqueira, os Escuteiros, a ACJP e a Associação “Em diálogo”. Durante os dias de festa, foram muitos os que por ali passaram para apreciar as várias iguarias.
Depois da procissão e da missa solene e sermão em honra de S. Pedro, a tarde de domingo foi preenchida pelo festival de folclore que atraiu centenas de pessoas àquele recinto.
Responsável pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga, o Padre Eduardo Duque foi o sacerdote responsável pelo sermão em honra de S. Pedro. No decurso da celebração eucarística, o Padre Eduardo Duque destacou o papel de S. Pedro e apontou que este, juntamente com S. Paulo, como duas colunas muito fortes da Igreja. “Temos que ter uma palavra, uma face e uma honra. Estamos no tempo em que é preciso voltar a esta honra, a esta seriedade e a uma face. Deus vê não a aparência mas o nosso interior”, disse o Padre Eduardo Duque.
A celebração da Eucaristia foi precedida pela procissão em honra de S. Pedro, durante a qual os fiéis conduziram o andor deste santo ao longo do espaço das festas.