Fontarcada


Santo António venerado

A capela de Santo António, em Arrifana, na freguesia de Fontarcada, acolheu, nos dias 13,18 e 19 de Junho, as festividades em honra daquele santo.
A procissão, na tarde de domingo, dia 19, foi um dos momentos mais significativos dos festejos, num acto abrilhantado pela Fanfarra dos Escuteiros daquela freguesia. Aos andores, juntou-se o povo da freguesia, num momento de fé e devoção a Santo António.
No final daquele acto religioso, o padre Fernando Eurico agradeceu a todos quantos participaram na procissão, bem como o brio, o trabalho e o sacrifício da comissão de festas. Aproveitando a presença de Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o pároco de Fontarcada agradeceu o apoio dado pela Câmara Municipal nas obras de restauro da capela de Santo António, assim como em outras intervenções realizadas naquela paróquia. Aproveitando o momento, o padre Fernando Eurico alertou os presentes para a necessidade de colocarem novas portas e um novo chão na Igreja de Fontarcada.
Na última bênção, o sacerdote alertou que “há tempo para tudo: há tempo para descansar, para o desporto, para o trabalho e também para a oração”.
Findo a procissão, seguiu-se o bazar de ofertas e a actuação do Rancho Folclórico Maria da Fonte, de Fontarcada.
Tal como noutras festividades, os vendedores de doces marcaram presença com as suas bancas, onde não faltaram os doces da romaria e os charutos.