D. Jorge Ortiga crismou mais de 2OO jovens


Jovens renovam a sua fé

A Póvoa de Lanhoso recebeu, no dia 26 de Junho, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, para administrar o Sacramento da Confirmação – o Crisma - a mais de 200 adolescentes e jovens do concelho.
O Salão Paroquial da Póvoa de Lanhoso foi o local escolhido para a cerimónia e tornou-se pequeno para acolher as centenas de pessoas que marcaram presença naquele acto, num momento em que os 204 adolescentes e jovens receberam o Sacramento da Confirmação e renovaram a sua fé. “Que vivam a cerimónia com muito entusiasmo e alegria de entregar a vida a Cristo e à Igreja”, pediu D. Jorge Ortiga, no início da cerimónia.
“Cada um de vós, assim o espero e acredito, efectuou uma caminhada de catequese durante dez anos. Tendo feito esta caminhada, o dia de hoje não é, de maneira nenhuma, como quem encerra um percurso, uma festa de conclusão de curso. É algo totalmente diferente.
Foram dez anos de catequese e, com toda a certeza, vós aprendeste muitas coisas e aprendeste muitas coisas em relação a Jesus e em relação à Igreja e por isso vos encontrais aqui, hoje, de modo consciente, responsável e particularmente livre”, disse o Arcebispo Primaz de Braga, aos crismandos.
Dirigindo-se aos jovens, D. Jorge Ortiga alertou que se trata de uma escolha para a vida toda e não apenas para aquela celebração e para aquele momento. “Ser Cristão hoje é difícil e exigente”, declarou o Arcebispo Primaz de Braga revelando que “cada um de nós deve amor a Cristo com todo o seu coração”.
“O Cristão é aquele que sente e experimenta, que acolhe o amor de Deus e que depois procura pagar esse amor de Deus com o mesmo amor”, explicou D. Jorge Ortiga pedindo aos presentes que “a vossa vida toda seja uma vida de amor a Deus”.
Na sua intervenção, D. Jorge Ortiga pediu que o amor a Cristo passa pelo dever e compromisso de frequentar a Igreja, não tendo medo nem vergonha de frequentar a Igreja. Para além de apelar aos jovens para que frequentem a Igreja, D. Jorge Ortiga alertou para o facto de que “não basta frequentar a Igreja para ser amigo de Jesus Cristo”.
“A amizade a Cristo mostra-se na vida do dia-a-dia, nos comportamentos, nas atitudes, nos pensamentos e, particularmente, nas opções”, referiu, chamando a atenção para que “é preciso não ter vergonha de frequentar a Igreja e não ter vergonha de ter comportamentos ao jeito do próprio Jesus Cristo”.
Referindo que o Cristão não deve ser apenas um consumidor mas que deve dar também o seu contributo para que a Igreja seja o que tem de ser, o Arcebispo Primaz de Braga deixou três desafios aos jovens crismandos: frequentar a igreja; ter comportamentos de cristão e empenhar-se na Igreja, trabalhando na Igreja e na paróquia, como um membro vivo e responsável da comunidade paroquial. “O importante do Crisma está para começar. O importante dos 10 anos de catequese está para acontecer. Está nas vossas mãos e que o dia de hoje seja para cada um de vós um dia de alegre compromisso com Cristo e com a Igreja”, disse.
Depois da mensagem deixada pelo Arcebispo Primaz de Braga, os jovens crismandos renovaram o seu compromisso de fé, renovando as palavras do Baptismo. Depois, acompanhados dos seus padrinhos, os jovens crismandos receberam o sacramento da Confirmação.