Produtos agrícolas na escola


Taíde: Feirinha de Primavera

Couves e alfaces, ovos caseiros e limões, mas também flores, pombos, gatos e outros animais de estimação, doces e café servido à chávena escoaram rapidamente com a visita de centenas de pessoas à Feirinha de Primavera na EB 2,3 de Taíde, no dia 18 de Junho. A meio da manhã, ruas envolventes congestonadas, difícil encontrar onde estacionar. No perímetro do estabelecimnto de ensino só se podia circular entre apertões. Uma das tendas já havia facturado mais de 100 euros.
Vendia-se todo o tipo de produtos hortícolas, ervas aromáticas, pão milho, e azeitonas, mas também artesanato e doces caseiros, confeccionados por famílias que nao têm hortas em casa, explicou-nos o professor do 1.º ciclo António Sá.
Noutra tenda ao lado, havia quem vendesse chapéus de palha, mas também havia livros infantis, histórias da Anita e outros com ensinamentos sobre higiene e saúde. Também havia café a 40 céntimos a chávena e feijoada anunciada para o fim da manhã. Havia tendas onde o doce se fazia na hora, crepes confecccionados à vista do comprador.
Pais compravam, professores agradeciam, forasteiros que passavam de fim-de-semana aproveitavam a ocasião.
Cecília Marques, educadora de infância do Jardim de Infância de Taíde conta-nos que o que mais vendeu foram pintos, periquitos e ovos caseiros. A manhã ia a meio e a caixa desta tenda já tinha mais de 100 euros. “São produtos caseiros e em conta, vendemos os ovos a um euro a dúzia”, explica.
Ao lado, em outra tenda, uma mãe de Fontarcada, Céu Fraga, vende doces, chamados ‘capachos’ a 2,5 euros a dúzia.