Nos dias 28 e 29 de Maio


Garfe venerou Sra. do Monte

A capela de Nossa Senhora do Monte, em Gondiães, acolheu, no passado fim-de-se-mana, dias 28 e 29 de Maio, as festividades em honra de Nossa Senhora do Monte. No domingo, principal dia de festas, os actos religiosos marcaram presença, com a missa, pelas 10h30, e o sermão e procissão, a partir das 14h30.
Os momentos religiosos contaram, para além do pároco da freguesia, padre Luís Peixoto Fernandes, com a presença do padre Sanches. Findos os actos religiosos, a animação ficou a cargo do Rancho Folclórico de Garfe.
Destacando o Minho como “um canteiro florido de devoção a Maria”, o padre Sanches apontou a devoção a Maria como “um herança preciosa” e referiu o facto de Deus ter construído um projecto de amor e felicidade para com os homens. “Nossa Senhora foi a colaboradora de Jesus na sua obra de redenção”, disse, incentivando os presentes a redescobrir o papel e a missão de Nossa Senhora na salvação”, disse ainda o padre Sanches, no decurso da Eucaristia, na manhã de domingo. E se o sol foi presença na manhã de domingo, ao início da tarde a chuva quase obrigou ao cancelamento da procissão. Contudo, a chuva deu tréguas e a procissão saiu à rua.
No espaço envolvente ao recinto das festas, marcaram presença os vendedores de doces, não faltando, também as bebidas e os petiscos.